top of page
  • Amália Machado

Artigo científico: O que é e como fazer?

Atualizado: 1 de jun. de 2022

Olá acadêmico ou acadêmica!! Tudo bem?

No post de hoje vamos falar sobre o misterioso Artigo Científico. A ideia desse post é desmistificar para você os principais pontos da escrita de um artigo sem enrolação.

Fizemos um vídeo sobre esse conteúdo no nosso canal do YouTube. Corre lá e confere, é só clicar na imagem 😉




O que é um artigo científico?

Um artigo científico é uma forma de tornar público um conhecimento que você adquiriu ao longo de uma pesquisa. Esta é a forma de fazer com que milhões de pesquisadores possam conhecer o seu trabalho e utilizá-lo como fonte de consulta para avançar ainda mais um campo de estudo.

Tendo isso em mente, você deve escrever artigos apenas sobre assuntos que você tem pesquisado ou domina. Ao escrever artigos como coautor de outras pessoas penas por ter uma publicação no seu nome pode prejudicar muito a sua carreira de pesquisador. Ao publicar um artigo, você associa o seu nome àquele assunto e pode ser chamado para palestrar ou revisar artigos do tema, o que vai te exigir muito conhecimento sobre o assunto

Nessa linha, quando você se deparar com a necessidade de escrever um artigo, sempre opte por escrever sobre o que você gosta e domina, ou ao menos está disposto(a) a se debruçar sobre e pesquisar.

Normas dos artigos

Artigos serão, quase sempre, curtos e resumidos. O importante de um artigo é apresentar resultados e discussões específicas de um recorte de um campo de pesquisa. Por isso, não são necessárias grandes construções teóricas que aprofundem áreas próximas ao tema central do seu artigo. Também não são necessárias discussões e apresentações de resultados que não estejam diretamente relacionadas com os objetivos do seu artigo.

Essa característica dos artigos torna-os mais fácil de serem elaborados, visto que o trabalho de coleta e discussão é simplificado.

Por outro lado, escrever um artigo sucinto e aplicado pode ser um desafio enorme, ainda mais quando estamos super empolgados com a nossa pesquisa ou queremos mostrar todos aqueles resultados muito legais que encontramos.

O importante quanto à normatização de um artigo é seguir as normas dedicadas a autores de cada revista específica. Depois que você escolher a revista que vai publicar, leia atentamente as normas e siga-as o mais fidedignamente possível. E quando não existirem normas claras, APENAS SIGA UM PADRÃO. O mais importante é que seu artigo esteja “apresentável” e não pareça que foi feito de qualquer forma e de última hora.

Quanto à autoria, tenha em mente a principal regra de ética na pesquisa: a ordem dos autores DEVE SER a ordem de contribuição ao trabalho. Se você é o que mais contribuiu, seu nome vai em na frente, não importando se seu coautor tem mais titulação ou está alfabeticamente antes de você. A única exceção a essa regra (que ainda assim é antiética) é quando a revista exige que o autor principal tenha alguma titulação que você não tem.

E como delimitamos o assunto de um artigo?

Bom, primeiramente escolha a revista que você vai publicar. Encontre a descrição dessa revista e identifique os principais elementos que são aceitos e publicados nessa revista (por exemplo: só aceitam artigos empíricos, só aceitam artigos teóricos, estão interessados nos temas X ou Y, querem pesquisas que avancem tais conhecimentos, etc.).

Ao escolher a revista e o tema que mais se encaixa à sua pesquisa. Leia alguns resumos de trabalho publicados nessa revista relativos ao seu tema e conheça melhor o estilo de publicação, bem como busque por possíveis referencias para citar no seu trabalho. Quando você cita um artigo da revista que você quer publicar, você está confirmando que o seu tema é um tema de interesse dessa revista.

Outra dica muito útil na hora de delimitar o seu tema, e que facilita muito a aceitação do seu artigo é encontrar uma Tiragem Especial (Special Issue). Essas tiragens são publicações especiais de uma revista, onde um grupo de pesquisadores renomados faz uma chamada de artigos para um tema específico. Se esse tema for coincidente com o seu, certifique-se das datas limites e submeta o seu artigo!!

As tiragens especiais passam por um processo específico de revisão, e, normalmente, os revisores estarão mais propensos a gerar recomendações ao seu artigo visando publicá-lo na revista.

Que erros não cometer na hora de preparar o artigo?

  • Nunca publicar um artigo em mais de um lugar. Isso pode ser descoberto e vai manchar seu nome como autor para sempre;

  • Plágio. Nunca plagie, pois o autor original pode descobrir e tomar medidas judiciais;

  • Falta de domínio do idioma. Sempre faça uma revisão da escrita, principalmente quando escrevendo em outro idioma;

  • Falta de ajustes e formatação. Sempre revise a formatação, afinal ela é o cartão de visitas do seu artigo;

  • Falta de referenciação. Sempre cite e referencie todas as informações que não são de origem sua;

Com essas informações em mente, agora você pode começar a organizar o artigo da sua dissertação ou tese ou mesmo começar um do zero.

Espero que você tenha gostado do post. Acompanhe a Acadêmica nas redes sociais e no YouTube. Sempre postamos conteúdos novos lá.

Um abraço,

Felipe

bottom of page