business-1209705.jpg

Banca de qualificação do mestrado ou doutorado: Como se preparar?

Atualizado: 21 de Out de 2020

Chegou a hora da qualificação do mestrado ou do doutorado? Precisa apresentar o projeto da dissertação ou da tese e não sabe como se preparar?


Eu estou fazendo o Doutorado em Administração e chegou o momento da minha banca de qualificação. Eu sei que normalmente a gente fica muito nervoso(a) nessa fase e fica com medo de não passar.


Vou te contar um segredo: a banca de qualificação serve para te ajudar! Por isso, vou dar todas as dicas para você se preparar bem e mandar muito bem na qualificação!

Fazendo a apresentação em slides


Escolha do programa para fazer a apresentação

Comece pela sua apresentação, pois é uma boa forma de você organizar tudo que precisa falar. Eu prefiro usar o Power Point para fazer minha apresentação, pois ele tem funcionalidades que, na minha opinião, são mais úteis e acessíveis. Além disso, como desenhei todos os frameworks do meu trabalho no Power Point, fica mais fácil de colocá-los na apresentação.


Mas você pode usar o programa que achar melhor! Vale usar o Prezi, o Canva ou outro software que você tiver mais familiaridade.

O que colocar na apresentação

Muitas pessoas perguntam o que devem colocar na apresentação. Aqui vai duas dicas importantes:


1️⃣ Coloque só o que estiver no seu projeto

Eu já vi professores comentarem que o aluno colocou algo em sua apresentação que não estava no projeto. Para não correr esse risco, limite-se ao que está no documento. Se tiver algo para acrescentar, apenas comente durante a apresentação.


2️⃣ Siga a ordem do projeto

Se está em dúvida na ordem que deve seguir, siga a ordem do próprio documento! Comece pela introdução, depois fale do problema de pesquisa e dos objetivos. Passe para a explicação da revisão de literatura e finalize com a descrição dos métodos que serão utilizados.


Dica bônus!

Ficar nervoso é super normal! Eu, quando fico nervosa, começo a falar muito rápido. Em uma apresentação que eu levaria 20 minutos para fazer, eu termino em 3! 😅


Brincadeira a parte, para não correr esse risco, eu coloco slides de transição. São slides com o título da seção que eu vou falar, para me lembrar que preciso respirar!

Ensaiando a apresentação