top of page
  • Amália Machado

Banca de qualificação do mestrado ou doutorado: Como se preparar?

Atualizado: 21 de out. de 2020

Chegou a hora da qualificação do mestrado ou do doutorado? Precisa apresentar o projeto da dissertação ou da tese e não sabe como se preparar?


Eu estou fazendo o Doutorado em Administração e chegou o momento da minha banca de qualificação. Eu sei que normalmente a gente fica muito nervoso(a) nessa fase e fica com medo de não passar.


Vou te contar um segredo: a banca de qualificação serve para te ajudar! Por isso, vou dar todas as dicas para você se preparar bem e mandar muito bem na qualificação!

Fazendo a apresentação em slides


Escolha do programa para fazer a apresentação

Comece pela sua apresentação, pois é uma boa forma de você organizar tudo que precisa falar. Eu prefiro usar o Power Point para fazer minha apresentação, pois ele tem funcionalidades que, na minha opinião, são mais úteis e acessíveis. Além disso, como desenhei todos os frameworks do meu trabalho no Power Point, fica mais fácil de colocá-los na apresentação.


Mas você pode usar o programa que achar melhor! Vale usar o Prezi, o Canva ou outro software que você tiver mais familiaridade.

O que colocar na apresentação

Muitas pessoas perguntam o que devem colocar na apresentação. Aqui vai duas dicas importantes:


1️⃣ Coloque só o que estiver no seu projeto

Eu já vi professores comentarem que o aluno colocou algo em sua apresentação que não estava no projeto. Para não correr esse risco, limite-se ao que está no documento. Se tiver algo para acrescentar, apenas comente durante a apresentação.


2️⃣ Siga a ordem do projeto

Se está em dúvida na ordem que deve seguir, siga a ordem do próprio documento! Comece pela introdução, depois fale do problema de pesquisa e dos objetivos. Passe para a explicação da revisão de literatura e finalize com a descrição dos métodos que serão utilizados.


Dica bônus!

Ficar nervoso é super normal! Eu, quando fico nervosa, começo a falar muito rápido. Em uma apresentação que eu levaria 20 minutos para fazer, eu termino em 3! 😅


Brincadeira a parte, para não correr esse risco, eu coloco slides de transição. São slides com o título da seção que eu vou falar, para me lembrar que preciso respirar!

Ensaiando a apresentação


Depois de finalizar a apresentação, ENSAIE! Ensaie muito! Use o cronometro para ver se a sua apresentação está dentro do limite estabelecido. Pergunte para o(a) seu(sua) orientador(a) quanto tempo você tem para apresentar. Você também pode perguntar para o pessoal da secretaria do programa de pós-graduação. Eles sempre sabem qual é o tempo reservado para o aluno apresentar. Geralmente, são 20 minutos de apresentação.


Decore os DOIS PRIMEIROS MINUTOS! Isso é muito importante! O pico de ansiedade ocorre exatamente no início, depois ele vai diminuindo... Se você passar bem pelos dois primeiros minutos, terá mais confiança para continuar.


Por isso, decore os dois primeiros minutos. Essa é aquela parte onde você cumprimenta os presentes, agradece a participação dos membros da banca, diz o seu nome e o título do seu trabalho.


Faça listas!


Por fim, outra dica importante é fazer listas! Primeiro, faça uma lista com todas as possíveis críticas e dúvidas que os membros da banca poderão colocar. Assim, você pode se preparar para argumentar. Se você não estiver a vontade para responder, agradeça as considerações e diga que irá conversar com seu(sua) orientador(a).


Outra lista que você deve fazer é de tudo que você precisa levar no dia! A correria é grande e é possível que você esqueça algo. Aqui vai uma lista básica de algumas coisas que são importantes:

👉 Pendrive com a apresentação ou apresentação na nuvem (lembre-se que pode não ter uma internet boa para você baixar!).

👉 Passador de slides (se você prefere usar).

👉 Roupa que vai utilizar (usar uma roupa confortável, mas não precisa ir de pijama!).

👉 Água para você e para os membros da banca (não é obrigatório, é mais uma gentileza...).

👉 Projeto impresso ou papel para fazer anotações.

Quer conferir como eu me preparei para a minha banca de qualificação do doutorado? Confere o episódio de Diário de uma Doutoranda:


Espero que você mande muito bem na sua banca de qualificação e que tenha muito sucesso no seu mestrado ou doutorado!

13.225 visualizações
bottom of page