business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

Busca de artigos

A busca de artigos científicos é a primeira etapa da sua pesquisa científica. Para fazer a sua Monografia (TCC, dissertação ou tese), ou mesmo para escrever um artigo científico, você precisa fazer a tal revisão de literatura e, para isso, precisará buscar artigos.

- Felipe, eu não faço ideia de como encontrar bons artigos para o meu trabalho!!!

Calma, vamos falar sobre isso nesse post 😉

Mas antes disso, fizemos um vídeo no nosso canal do YouTube falando sobre esse assunto. Corre lá e confere, é só clicar na imagem.


Busca de artigos

Buscar artigos científicos é um pouco diferente de buscar vídeos no YouTube ou posts de blog no Google. Mas não se assuste, não é nada difícil. Sabendo o caminho mais adequado, você vai longe!

Para entender o processo de busca de artigos, primeiro vamos entender o processo de indexação dos artigos publicados.

Quando você, autor, publica um artigo, você define um título e palavras-chave. Essas definições serão os indexadores do seu artigo, os quais serão utilizados para que outros autores te encontrem.

Sabendo disso, você vai buscar por artigos de outros autores utilizando esses parâmetros que eles já definiram nos artigos deles.

Então vamos lá!


Passo 1 - saber o que você quer pesquisar.


Defina quais conceitos você vai buscar. Não adianta você querer buscar frases ou perguntas. SEJA PONTUAL. Quais palavras ou expressões representam o que você quer buscar?

Teremos posts falando sobre título e palavras-chave. Fique ligado (a) aqui no blog e no YouTube 😉

Passo 2 - selecionar uma base de artigos.

- O que é uma base de artigos, Felipe?

A base de artigos é o local onde estão indexados os artigos publicados. Existem diversas bases que indexam diferente áreas. Aqui é importante que você identifique qual base vai se encaixar melhor com o seu tema de pesquisa

Para fazer isso, identifique a revista que publica os melhores artigos sobre o seu tema de estudo e busque onde essa revista está indexada.

Na sua base de artigos você terá um campo de buscas para as suas palavras-chave. Em outro post falaremos sobre operadores de busca. Fique atento(a) aqui no blog para saber mais.

Passo 3 - filtre os resultados.

Quando você fizer a sua busca, provavelmente encontrará muitos artigos. Quantidades impossíveis de serem lidas. Aqui você vai começar a filtrar os resultados para chegar a uma quantidade que seja adequada à sua pesquisa.

Você pode filtrar os resultados por idioma, por revista que foi publicado, por área do conhecimento, por ano de publicação, entre outras diversas opções de filtro.

Lembre-se que você deve justificar o motivo que está te levando a filtrar seus resultados. Por exemplo, se você selecionar as publicações dos últimos 5 anos, é interessante que você explique o motivo dessa escolha.

Conclusão

Busca em base de artigos não é difícil, mas em um primeiro momento pode ser assustadora. O grande segredo de uma boa busca de artigos é ter muito claro o objetivo da sua busca. O que você quer encontrar? É um conceito? É tudo o que foi pesquisado sobre um assunto?

Dessa forma ficará mais fácil separar o que, de fato, é importante para a sua pesquisa.

Felipe, posso usar o Google Acadêmico para pesquisar os meus artigos?

Fiz um post sobre esse assunto:

Espero que esse post tenha te ajudado a melhor compreender a busca de artigos em bases de artigos científicos.

Espero te encontrar em outros posts aqui do blog.

Um abraço,

Felipe.

Fale conosco

Mande um WhatsApp

Cursos Online