business-1209705.jpg

Checklist: Enviando a dissertação ou a tese para a banca

Atualizado: Mai 11

Que alívio! Finalmente você finalizou todas as infinitas alterações que seu(sua) orientador(a) pediu e agora já pode enviar o trabalho para a banca! Com frequência, o prazo está esgoelado, já passa das 2 da manhã e você só quer se ver livre disso!

gif

Seguindo as sugestões dos nossos seguidores do Instagram (@academica_pesquisa), hoje eu vou dar 7 dicas sobre o que conferir antes de enviar o documento para a banca.


Quando entregar o trabalho do mestrado ou doutorado?

Qualquer pós-graduando sabe da quantidade de entregas que é preciso fazer durante o mestrado ou o doutorado! É artigos para disciplinas, resenhas críticas, fichas de leitura, ensaios teóricos, etc... Sem falar do projeto de pesquisa, da dissertação e da tese!


A maioria dos programas de pós-graduação solicita que seus alunos façam duas principais entregas durante o curso: a do projeto (chamada de qualificação) e a entrega final da dissertação ou tese.


Se você quiser saber mais sobre qualificação, assista ao episódio de Diário de uma Doutoranda, onde eu conto como foi a minha preparação para a banca de qualificação.

Mas por que tanta angústia na hora da entrega?

Existem dois principais problemas que ocorrem durante a pós-graduação que aumentam a angústia na hora da entrega do trabalho.

O primeiro problema é a correria de última hora. A maioria dos alunos deixa para fazer tudo no último dia! Isso ocorre por vários motivos: não teve tempo de fazer antes, tinha muitas disciplinas, não conseguiu se organizar, demorou para iniciar (ou fazer)... A lista é longa! Por isso, na hora da entrega, são muitas coisas que ainda precisam ser feitas e o prazo já está esgotado!

Se você tem medo que isso ocorra, aí vai uma dica: coloque um prazo para você mesmo antes do prazo final! Eu, por exemplo, sempre coloco prazos muito anteriores ao meu prazo final. Minha deadline para apresentação do projeto da tese é 30 de março de 2020, mas eu me impus um prazo para novembro de 2019. Houve alguns atrasos no percurso, por questões de agenda dos professores e ajustes... Mesmo assim, estou qualificando meu projeto em janeiro de 2020, com dois meses de antecedência!

O segundo problema é deixar a formatação do documento por último! Muitas pessoas acham que a formatação do documento não é importante e apenas escrevem o documento. Depois de tudo finalizado, enviam para alguém fazer a formatação. Não há problema nenhum nisso! O problema é que, se não tiver alguns cuidados durante a escrita, a formatação poderá demorar mais que o normal. Além disso, se você vai enviar o documento para uma pessoa/empresa formatar, precisará levar em consideração o prazo para conclusão do serviço.

Mesmo que você não esteja fazendo a formatação, durante a escrita do documento fique atento às informações das citações e referências. Da mesma forma, salve todas as ilustrações e tabelas usadas em formatos editáveis, para que a pessoa que for formatar possa editar o arquivo de forma mais rápida.


Checklist com 7 coisas para conferir antes de enviar o documento para a banca