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  • Amália Machado

Checklist: Enviando a dissertação ou a tese para a banca

Atualizado: 11 de mai. de 2021

Que alívio! Finalmente você finalizou todas as infinitas alterações que seu(sua) orientador(a) pediu e agora já pode enviar o trabalho para a banca! Com frequência, o prazo está esgoelado, já passa das 2 da manhã e você só quer se ver livre disso!

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Seguindo as sugestões dos nossos seguidores do Instagram (@academica_pesquisa), hoje eu vou dar 7 dicas sobre o que conferir antes de enviar o documento para a banca.


Quando entregar o trabalho do mestrado ou doutorado?

Qualquer pós-graduando sabe da quantidade de entregas que é preciso fazer durante o mestrado ou o doutorado! É artigos para disciplinas, resenhas críticas, fichas de leitura, ensaios teóricos, etc... Sem falar do projeto de pesquisa, da dissertação e da tese!


A maioria dos programas de pós-graduação solicita que seus alunos façam duas principais entregas durante o curso: a do projeto (chamada de qualificação) e a entrega final da dissertação ou tese.


Mas por que tanta angústia na hora da entrega?

Existem dois principais problemas que ocorrem durante a pós-graduação que aumentam a angústia na hora da entrega do trabalho.

O primeiro problema é a correria de última hora. A maioria dos alunos deixa para fazer tudo no último dia! Isso ocorre por vários motivos: não teve tempo de fazer antes, tinha muitas disciplinas, não conseguiu se organizar, demorou para iniciar (ou fazer)... A lista é longa! Por isso, na hora da entrega, são muitas coisas que ainda precisam ser feitas e o prazo já está esgotado!

Se você tem medo que isso ocorra, aí vai uma dica: coloque um prazo para você mesmo antes do prazo final! Eu, por exemplo, sempre coloco prazos muito anteriores ao meu prazo final. Minha deadline para apresentação do projeto da tese é 30 de março de 2020, mas eu me impus um prazo para novembro de 2019. Houve alguns atrasos no percurso, por questões de agenda dos professores e ajustes... Mesmo assim, estou qualificando meu projeto em janeiro de 2020, com dois meses de antecedência!

O segundo problema é deixar a formatação do documento por último! Muitas pessoas acham que a formatação do documento não é importante e apenas escrevem o documento. Depois de tudo finalizado, enviam para alguém fazer a formatação. Não há problema nenhum nisso! O problema é que, se não tiver alguns cuidados durante a escrita, a formatação poderá demorar mais que o normal. Além disso, se você vai enviar o documento para uma pessoa/empresa formatar, precisará levar em consideração o prazo para conclusão do serviço.

Mesmo que você não esteja fazendo a formatação, durante a escrita do documento fique atento às informações das citações e referências. Da mesma forma, salve todas as ilustrações e tabelas usadas em formatos editáveis, para que a pessoa que for formatar possa editar o arquivo de forma mais rápida.


Checklist com 7 coisas para conferir antes de enviar o documento para a banca


Para não esquecer de alguns prontos principais antes de enviar o documento para a banca, aqui vão 7 dicas sobre o que você deve conferir no documento!


1. Fonte do documento


Observe se todas as letras e palavras do texto estão escritas com o mesmo tipo de fonte! Se você optar por usar a fonte Arial, todo o texto deve estar em Arial, incluindo número de páginas, notas de rodapé, títulos e textos das ilustrações e tabelas. Se optar por usar Times New Roman, a mesma coisa!

2. Títulos e subtítulos


Confira se os títulos e subtítulos do documento estão organizados de forma hierárquica. Os títulos primários (aqueles títulos principais, que estão no início de um novo capítulo ou seção) precisam iniciar com um número e estar separados por um espaço da palavra inicial do título. Podes usar negrito e caixa alta para formatá-lo e determinar um estilo no Word para definir isso.

Os títulos secundários devem ser formatados de uma forma diferente dos títulos primários, demonstrando uma hierarquia. Por exemplo, se você colocou o título primário com negrito e caixa alta, o título secundário pode estar em caixa alta, mas sem negrito. Ele deve iniciar com a numeração do título primário. Por exemplo: 1.1, 1.2 ...

3. Citações e referências


Verifique se todas as citações no documento estão com as informações corretas (sobrenome do(s) autor(es) e ano da publicação). Se for citação direta, deve colocar, também, o número da página da fonte original.

Lembre-se que TUDO que está citado no texto deve estar listado nas referências. Da mesma forma, TUDO que está listado nas referências deve estar citado no texto.

4. Ilustrações e tabelas


Analise se as ilustrações e as tabelas estão formatadas corretamente no documento. Elas devem ter largura máxima de 16 cm (se estiverem em uma página no formato retrato) e devem conter a mesma fonte usada no texto, em tamanho menor. Indicamos a utilização do tamanho 10.

5. Quebras das páginas


Faça uma visualização geral do documento para identificar se as quebras das páginas estão corretas. Se um título ficou sozinho no final da página, pule ele para o início da próxima página.

6. Atualizar número de páginas


Depois de verificar as quebras de página, atualize as listas de ilustrações e tabelas, assim como o sumário, para que o número das páginas esteja de acordo com o documento. Se você usar a lista automática do Word para isso, basta clicar com o mouse sobre a lista ou sumário e mandar atualizar número de páginas.

7. Enviar o documento correto por e-mail ou imprimir


Agora que está tudo pronto para enviar por e-mail ou imprimir, faça uma última verificação se o documento que está enviando (ou imprimindo) é o correto!


Se você iniciar a escrita do seu documento (ou inserir o que já escreveu até agora) em um documento já formatado, um modelo, facilita e muito os últimos ajustes antes da entrega! Por isso, preparei um documento em Word (.docx) para você baixar e já sair escrevendo seu projeto de pesquisa de acordo com as normas da ABNT! Clique aqui para fazer o download.


Quer saber mais sobre os preparativos antes do envio do documento para a banca? Confira o novo episódio de Diário de uma Doutoranda:



A hora da entrega pode ser um momento de bastante ansiedade, mas com essas dicas, ficará mais fácil de enviar o documento sem dores de cabeça!!!

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