business-1209705.jpg

Como fazer um Projeto de Pesquisa sem sofrimento?

Atualizado: Mai 11

Quer fazer um projeto de pesquisa para dissertação ou tese e não sabe por onde começar? Neste post, vou explicar tudo que você precisa saber sobre o projeto de pesquisa para o mestrado ou para o doutorado!


Você ingressou na pós-graduação, sobreviveu a todas as disciplinas e agora acha que é só escrever a dissertação ou tese que está tudo certo. Aí, você se depara com o seu(sua) orientador(a) pedindo para fazer um PROJETO DE PESQUISA, mas você não faz a menor ideia o que é isso... 😭



Calma! Estou aqui para te ajudar! Neste post, vou explicar o que é o projeto de pesquisa, por que é preciso fazer um durante o mestrado ou o doutorado, o que ele precisa ter e quais são as etapas que você precisa seguir para fazer o seu 🤓


O que é um projeto de pesquisa?

Mas afinal, o que é um projeto de pesquisa?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil (incluindo a normalização de trabalhos acadêmicos) define Projeto de Pesquisa como uma das fases da pesquisa, que descreve a sua estrutura. A norma que estabelece as regras para formatação de um projeto de pesquisa é a NBR 15287:2011.

Mas eu preciso saber disso agora? Formatação não é a última parte do trabalho?

Não! Começar a escrever e a estruturar seu projeto de pesquisa de dissertação ou de tese em um documento já dentro das normas facilita e muito o processo! Assim, você consegue ver o que já fez e o que ainda precisa fazer para finalizar o seu trabalho.

Por que fazer um projeto de pesquisa?

Você ainda está se perguntando por que precisa fazer um projeto de pesquisa? Eu vou te explicar!

O projeto de pesquisa é a primeira etapa de qualquer pesquisa científica. É o momento onde você vai PLANEJAR o que vai fazer durante a coleta e a análise dos dados.

A maior parte dos programas de pós-graduação no Brasil, seja mestrado ou doutorado, pede um projeto de pesquisa como uma primeira etapa na formação de mestres e doutores. Nesta fase, chamada de QUALIFICAÇÃO, o aluno precisa apresentar um projeto de pesquisa para uma banca e, depois das sugestões dos professores, pode ir a campo colocar em prática a sua pesquisa.


Em alguns cursos de graduação, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também inicia pela confecção de um projeto de pesquisa. Muitas graduações separam a confecção do TCC nas disciplinas TCC1 e TCC2. No TCC1, é o projeto de pesquisa que você precisa apresentar! No TCC2, você só vai colocar em prática o que planejou anteriormente.