top of page
  • Amália Machado

Como fazer um projeto de pesquisa sem sofrimento?

Atualizado: 20 de mai. de 2022

Quer fazer um projeto de pesquisa para dissertação ou tese e não sabe por onde começar? Neste post, vou explicar tudo que você precisa saber sobre o projeto de pesquisa para o mestrado ou para o doutorado!


Você ingressou na pós-graduação, sobreviveu a todas as disciplinas e agora acha que é só escrever a dissertação ou tese que está tudo certo. Aí, você se depara com o seu(sua) orientador(a) pedindo para fazer um PROJETO DE PESQUISA, mas você não faz a menor ideia o que é isso... 😭



Calma! Estou aqui para te ajudar! Neste post, vou explicar o que é o projeto de pesquisa, por que é preciso fazer um durante o mestrado ou o doutorado, o que ele precisa ter e quais são as etapas que você precisa seguir para fazer o seu 🤓


O que é um projeto de pesquisa?

Mas afinal, o que é um projeto de pesquisa?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil (incluindo a normalização de trabalhos acadêmicos) define Projeto de Pesquisa como uma das fases da pesquisa, que descreve a sua estrutura. A norma que estabelece as regras para formatação de um projeto de pesquisa é a NBR 15287:2011.

Mas eu preciso saber disso agora? Formatação não é a última parte do trabalho?

Não! Começar a escrever e a estruturar seu projeto de pesquisa de dissertação ou de tese em um documento já dentro das normas facilita e muito o processo! Assim, você consegue ver o que já fez e o que ainda precisa fazer para finalizar o seu trabalho.

Por que fazer um projeto de pesquisa?

Você ainda está se perguntando por que precisa fazer um projeto de pesquisa? Eu vou te explicar!

O projeto de pesquisa é a primeira etapa de qualquer pesquisa científica. É o momento onde você vai PLANEJAR o que vai fazer durante a coleta e a análise dos dados.

A maior parte dos programas de pós-graduação no Brasil, seja mestrado ou doutorado, pede um projeto de pesquisa como uma primeira etapa na formação de mestres e doutores. Nesta fase, chamada de QUALIFICAÇÃO, o aluno precisa apresentar um projeto de pesquisa para uma banca e, depois das sugestões dos professores, pode ir a campo colocar em prática a sua pesquisa.


Em alguns cursos de graduação, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também inicia pela confecção de um projeto de pesquisa. Muitas graduações separam a confecção do TCC nas disciplinas TCC1 e TCC2. No TCC1, é o projeto de pesquisa que você precisa apresentar! No TCC2, você só vai colocar em prática o que planejou anteriormente.

O que um projeto de pesquisa precisa ter?


Todo e qualquer projeto de pesquisa tem uma estrutura básica a ser seguida. Você só precisa seguir essa estrutura para fazer o seu projeto de pesquisa! Pode mudar alguns nomes ou termos, mas se o seu programa de pós-graduação segue as normas ABNT para trabalhos acadêmicos, a estrutura básica sempre será essa! Veja como é simples:

Elementos pré-textuais

  • Folha de rosto

  • Lista de ilustrações (se tiver ilustrações no seu projeto)

  • Lista de tabelas (se tiver tabelas no seu projeto)

  • Lista de abreviaturas e siglas (se você usar abreviaturas ou siglas no texto do projeto)

  • Sumário

Elementos textuais

  • Introdução

➡ Contexto

➡ Tema

➡ Problema de pesquisa

➡ Objetivos

➡ Justificativa

  • Revisão de literatura/referencial teórico

➡ Aqui, apresentar os conceitos do problema de pesquisa

  • Método

➡ Caracterização do estudo

➡ Coleta de dados

➡ Análise de dados


Elementos pós-textuais

  • Referências

  • Apêndices (opcional)

  • Anexos (opcional)

Viu? Não é um bicho de sete cabeças! Agora, você pode começar a se organizar para escrever o seu projeto de pesquisa. Por isso, aqui sugerimos alguns passos para você escrever o seu projeto de pesquisa


Quais são os passos para escrever um projeto de pesquisa?

Encontre um tema de pesquisa que você goste!


Você pode descobrir que tema gosta de pesquisar ao pensar nas disciplinas do mestrado ou doutorado que mais gostou ou os artigos/livros que leu e que mais te interessou. Você também pode fazer um levantamento dos temas que o seu(sua) orientador(a) estuda para ver qual se interessa mais.

Identifique uma lacuna dentro deste tema


Leia sobre esse tema e veja o que falta ser pesquisado. Geralmente, no final dos artigos, na seção de considerações finais ou conclusões, existem sugestões de pesquisa. Ali, você poderá encontrar dicas valiosas. MAS LEMBRE-SE! Isso só vale para artigos recentes, publicados nos últimos anos!


Proponha um problema de pesquisa a partir desta lacuna


Depois de identificar a lacuna, escreva duas ou três propostas de problema de pesquisa e leve para seu(sua) orientador(a). O problema de pesquisa precisa ser uma pergunta clara e termina com ponto de interrogação.

Defina os objetivos geral e específicos


Quando escolher o seu problema de pesquisa, escreva o objetivo geral. Ele será A MESMA FRASE do problema de pesquisa, mas iniciará com um verbo no infinitivo (exemplo: compreender, verificar, identificar, etc.).


Para escrever os objetivos específicos, divida a sua pesquisa em três ou quatro etapas que precisarão ser colocadas em prática para responder o problema. Depois, escreva um objetivo para cada uma dessas etapas (também começando com verbo no infinitivo).

Faça uma revisão de literatura sobre os conceitos


Agora que você já tem um problema de pesquisa, você já sabe os conceitos que vai trabalhar. Está na hora de começar a revisão de literatura. Para isso, busque nas bases de dados os termos relacionados aos conceitos que pretende trabalhar e separe os artigos científicos mais interessantes.


Depois da leitura dos resumos, selecione os que poderão auxiliar a explicação dos conceitos. Lembre-se de organizar essas informações em fichas de leitura ou em quadros de levantamento bibliográfico para acessar com mais facilidade na hora da escrita do texto.

Determine quais técnicas de coleta e análise de dados deverão ser empregadas para responder ao problema de pesquisa


A partir do problema e da revisão de literatura, liste quais as técnicas de coleta e análise de dados mais apropriadas para responder o problema. Depois, escreva o capítulo de método explicando o que você pretende fazer para coletar e analisar os dados. Você também precisa apresentar a caracterização do estudo.

DUAS DICAS BÔNUS!!!


Dica #1


Se você quer saber mais sobre os tipos de pesquisa e como a sua pesquisa pode ser caracterizada, indicamos o livro Como Elaborar Projetos de Pesquisa de Antônio Carlos Gil.


Dica #2

Para te ajudar, eu preparei um modelo de projeto de pesquisa já formatado na ABNT! 🥰


É um documento em Word (.docx), já com as páginas que um projeto precisa, os títulos, e os espaços para você inserir o texto do seu projeto.

Clique aqui para baixar e sair escrevendo.


Viu como parece complicado, mas não é? Depois que a gente sabe o que é um projeto de pesquisa e do que ele é composto, fica mais fácil organizar os passos para escrever! Espero que você tenha gostado destas dicas e que tenha muito sucesso na sua pesquisa 🧐

566 visualizações
bottom of page