top of page
  • Amália Machado

Como foi minha qualificação de doutorado?

Atualizado: 24 de mai. de 2020

Qualifiquei genteeeeeeeeeee!!!!!

gif

Passei na banca de qualificação do projeto da tese!!! Agora já passei da metade do doutorado!


Nossa! Foi um momento muito especial e de muito aprendizado! Acompanha, pois vou contar como foi!


Contribuição dos professores


As contribuições dos professores foram muito pertinentes! Cada um contribuiu de maneira significativa para melhorar meu trabalho. A minha pesquisa é na área da administração, mas está intimamente relacionada ao contexto educacional.


O primeiro professor a falar, que é doutor em Comunicação Social, contribuiu muito com reflexões sobre a aplicação da pesquisa no contexto do Ensino Superior. Ele salientou a relevância para este tipo de pesquisa e a necessidade de estudarmos mais sobre as universidades. Para ele, nós, profissionais que atuam no Ensino Superior através da pesquisa ou da docência, pesquisamos muito pouco sobre nosso próprio local de trabalho!


A segunda professora a falar é especialista em métodos qualitativos e doutora em Administração de Empresas. Ela sempre foi uma grande inspiração para mim e me ensinou muito do que sei sobre métodos qualitativos. Suas contribuições foram com relação ao primeiro artigo do projeto, um artigo teórico, e à proposta do segundo artigo, que adotará uma abordagem qualitativa.


Seu olhar para o primeiro artigo foi já pensando na possível submissão a um journal internacional (algo que já planejo fazer!). Para ela, o artigo está estruturado, mas faltou o que ela chamou de rastreabilidade, ou seja, mostrar no texto como se chegou à proposta de framework.


Com relação ao método qualitativo, ela contribuiu consideravelmente ao sugerir outros autores para justificar o uso de estudo de caso único. Algumas de suas críticas estavam relacionadas à falta de detalhamento da aplicação das técnicas de coleta de dados. Pensando depois, acredito que esta falha tenha ocorrido por causa do formato do projeto, em artigos. Acho que fiquei muito focada no formato de artigo (mais resumido) e pequei em não explicar melhor como será aplicado o método.


O terceiro professor, que é doutor em Administração, contribuiu sobremaneira com o meu tema especificamente, que está relacionado ao comportamento do consumidor. Esse professor fez sugestões importantes com relação ao primeiro artigo. Segundo ele, a avaliação foi como a de um revisor que irá receber a submissão. Ele também fez contribuições na proposta do meu terceiro artigo, que eu já imaginava estar pouco desenvolvido. Este é um artigo que utilizará abordagem quantitativa, mas que depende muito dos dados obtidos na fase qualitativa da pesquisa.


Eu gravei tudo para poder ouvir novamente e entender melhor os argumentos dos professores. No momento da banca, é normal ficar um pouco nervoso e não conseguir anotar tudo.

A apresentação foi em inglês?


Eu havia comentado lá no nosso canal no Youtube, em um dos episódios de Diário de uma Doutoranda, que eu estava estudando para apresentar em inglês, pois uma professora dos Estados Unidos estaria presente.


Por uma série de desencontros, a banca precisou ser adiada e as datas não fecharam mais. Além disso, conversando com minha orientadora, percebi que talvez não conseguiria me desenvolver a tempo da banca e ficaria limitada na minha argumentação em inglês. Mas eu não desisti! Vou continuar estudando para fazer minha defesa do doutorado em inglês 👩‍🎓


Como respondi as críticas


Com relação aos meus argumentos, eu sempre prefiro responder pouco. Com o nervosismo, talvez os argumentos não sejam os mais adequados para o momento. Além disso, muitos professores fazem questões retóricas e você não é obrigado a responder.


Por fim, as críticas são sempre focadas NO TEXTO, não no que a gente gostaria de ter feito. Por isso, minha resposta aos argumentos dos professores terá mais utilidade nas mudanças que vou fazer no documento.

Quer saber mais sobre como foi minha apresentação da qualificação? Assista ao episódio de Diário de uma Doutoranda:


Clique na imagem para assistir o vídeo no Youtube


Estou tão feliz que deu tudo certo! 🤩 Agora é trabalhar para arrumar o que precisa ser arrumado e partir para a coleta de dados!


Continue acompanhando os próximos passos do meu doutorado aqui no blog e lá no nosso Instagram!

220 visualizações
bottom of page