business-1209705.jpg

Como formatar gráficos de acordo com a ABNT?

Atualizado: Mai 11

Quer inserir gráficos em sua tese, dissertação, artigo ou TCC conforme as normas da ABNT e não sabe como? 🤔 Com essas dicas, você verá que configurar os gráficos em qualquer trabalho acadêmico é mais fácil do que você imagina! 🤗



Com frequência em trabalhos acadêmicos, seja ele tese, dissertação, artigo científico ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é preciso inserir ilustrações para apresentar melhor os resultados ou para demonstrar, visualmente, algum tipo de informação. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ilustrações podem ser desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, figuras, imagens, entre outros. Hoje, vamos nos atentar para a formatação de gráficos em documentos do Microsoft Word, mas essas dicas servem também para a formatação de qualquer tipo de ilustração.


Inserindo o gráfico no documento


Se durante a sua pesquisa de mestrado, doutorado ou qualquer outro tipo de pesquisa, você criou gráficos para apresentar os dados, o ideal é apresentar esses gráficos no documento final. Como a ABNT sugere que a fonte utilizada nas ilustrações seja a mesma utilizada no texto, com tamanho menor, indicamos que você use um formato editável. Por exemplo, se você analisou os dados no Excel ou usou esse programa para criar seu gráfico, basta copiar e colocar no documento no Word. Porém, se você usou algum outro programa, será preciso fazer ajustes antes de exportar em formado .jpeg.


Formatando o gráfico


Depois de colar o gráfico no documento, você precisa configurar a largura. De acordo com as normas para margens de trabalhos acadêmicos da ABNT, as ilustrações terão sempre, no máximo, 16 cm de largura. Clique sobre o gráfico, vá na aba Formatar e na parte Tamanho, configure a largura em 16 cm.


Para formatar o tipo e o tamanho de fonte do gráfico, clique sobre ele, vá na aba Página inicial e configure. A fonte precisa ser a mesma utilizada no corpo do texto e o tamanho deve ser menor. Indicamos usar tamanho 10 para todas as ilustrações.


Por fim, indicamos que você inclua um contorno no gráfico, para destacá-lo no texto e delimitar o espaço entre o título e a legenda. Para isso, clique sobre o gráfico, vá na aba Formatar novamente, e na parte Estilos de forma, configure o Contorno da Forma na cor preta.


Colocando o título


De acordo com a NBR 14724:2011, a identificação da ilustração deve figurar na parte superior, precedida da sua designação (palavra que descreve o tipo de ilustração). Neste exemplo que estamos apresentando, será Gráfico. Depois, de ser inserido o número de ordem de ocorrência do elemento no texto, em algarismos arábicos, um travessão e o respectivo título.


Para colocar o título do gráfico, clique acima dele e vá na aba Referências e na parte Legendas clique sobre o botão Inserir Legenda. Na janela que abrir, na parte Rótulo, selecione o tipo de ilustração que