top of page
  • Amália Machado

Duas séries no Netflix para você assistir e aprender sobre método!

Atualizado: 24 de mai. de 2020

Sabia que você pode aliar a vontade de ver maratonas no conforto da sua casa e ainda aprender sobre métodos de pesquisa? Hoje vou sugerir duas séries no Netflix para você assistir, se divertir e ainda refletir sobre métodos de pesquisa científica.

MINDHUNTER



Fonte da imagem: Adoro Cinema


MINDHUNTER é uma série da Netflix lançada em 2017 e possui 2 temporadas até o momento. A história se passa nos Estados Unidos, em 1977, quando dois agentes do FBI, Holden Ford (Jonathan Gross) e Bill Tench (Hold McCallany) começam a desenvolver a primeira pesquisa nos EUA sobre a mente dos assassinos em série, os serial killers.


O interessante da série é o esforço dos dois agentes em iniciar essa pesquisa através de entrevistas com os assassinos que já estão presos. A partir destes dados, eles querem identificar padrões e criar perfis para, então, desenvolver técnicas que poderão evitar novos assassinatos.


A grande dificuldade que eles encontram é o desenvolvimento do método científico. Inicialmente, as entrevistas não eram registradas em áudio e não seguiam um roteiro preestabelecido. Para buscar ajuda, os agentes convidam a Dra. Wendy Carr. O grupo, então, começa a adotar um método para entrevistar os criminosos e analisar dos dados.


Parte da história da série é baseada em personagens reais. Ford é baseado no agente do FBI John E. Douglas. Bill Tench é inspirado no também agente do FBI e escritor Robert K. Ressler. Um de seus livros, Sexual Homicide: Patterns and Motives (1988), foi publicado em parceria com Ann W. Burgess e John E. Douglas. A personagem da Dra. Wendy teria sido baseada na psicóloga Dra. Ann Wolbert Burgess, professora do Boston College.


Claro! Vale ressaltar que a série não é recomendada para menores de 16 anos. Porém, quem não gosta muito deste tipo de série, reforço que as cenas não são muito fortes. Quer dar uma olhada no trailer?



MANHUNT: UNABOMBER



Fonte da imagem: Adoro Cinema


MANHUNT: UNABOMBER é uma minissérie da Discovery lançada em 2017 e que está disponível no Netflix. A história é baseada em fatos reais e retrata a caça do FBI ao terrorista Theodore Kaczynski, conhecido como Unabomber. A busca para capturar Kaczynski durou cerca de 20 anos!


A série foca na história do dia a dia do agente do FBI Jim “Fitz” Fitzgerald (Sam Worthington), que está investigando o caso Unabomber, nome dado a Kaczynski por enviar uma série de bombas pelo correio a diversos alvos nos EUA. Kaczynski também publicou um manifesto defendendo o retorno de uma sociedade pré-industrial.


Um dos pontos que eu destaco para focar na série é o esforço de Fitz para identificar a linguagem que o Unabomber utiliza nas cartas anônimas enviadas. Ele faz uma Análise de Conteúdo para identificar expressões, palavras, erros ortográficos e outras características de seus textos. A partir disso, ele busca comparar com outros documentos para tentar identificar quem é o verdadeiro autor.


Atenção! Se você não gosta de Spoilers, não continue lendo.

Mas é de conhecimento geral as informações que eu vou passar aqui...


 

Kaczynski é um matemático formado na Universidade de Harvard e doutor pela Universidade do Michigan. Um dos documentos que serviu como fonte de comparação foi a sua tese de doutorado, publicada em 1967. Surpreendente, não?


Em 1958, enquanto estava na Universidade de Harvard, Kaczynski participou de estudos sobre estresse psicológico. Alguns especialistas acreditam que a experiência pode ter relação com suas ações. Em 1967, ele se tornou professor assistente na Universidade da Califórnia, mas acabou abandonando o cargo por causa do nervosismo e da gagueira.


Em 1973, ele se mudou para o estado de Montana, em uma casa sem luz nas montanhas, com o objetivo de cortar laços com a sociedade. Quando percebeu que havia desmatamento entorno de sua propriedade, começou a planejar os ataques.


O primeiro aconteceu em 1978, quando enviou uma bomba caseira à Universidade Northwestern. Por isso, foi batizado de Unabom (fusão de “bombardeio a universidades e linhas aéreas” em inglês). Ao longo de suas ações, matou três pessoas e feriu outras 23.


Em 1995, enviou um manifesto justificando seus atos para ser publicado nos jornais. A partir deste documento, foi possível fazer a comparação com outras cartas e documentos de Kaczynski fornecidos pelo seu irmão, David. As análises foram fundamentais para determinar quem era o autor do manifesto, que levou a sua prisão em 1996. Unabomber foi condenado à prisão perpetua.


Assista a um pequeno trecho da série, quando uma pesquisadora comenta sobre os detalhes de uma tese da época e como isso pode levar a descoberta do criminoso:


Gostou destas dicas? Confira esse episódio de Diário de uma Doutoranda, onde eu falo um pouco mais sobre essas duas séries e outras duas!



Agora é pegar uma pipoca e aproveitar um tempo descansando, sei deixar de lado a pesquisa científica!


Fontes consultadas:

808 visualizações
bottom of page