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Glossário do processo de submissão de artigos científicos

Durante o processo de submissão de artigos, é comum a gente ouvir falar termos como fast track, peer review, cover letter ou special issue, mas você sabe o que significa esses termos? Confira esse post e entenda todos esses termos!


Aproveita e confere, também, a explicação que fiz neste episódio de Pesquisa na Prática no nosso canal no Youtube 👇


(clique na imagem para assistir o vídeo)


Confira, então, os principais termos relacionados ao processo de submissão de artigos científicos aos periódicos.


Cover letter

Cover letter é um termo em inglês que se refere à carta de apresentação do artigo, enviada junto com o próprio artigo ao editor no início do processo de submissão. Esta carta geralmente tem uma página de extensão, não mais que isso, onde os autores apresentam o artigo, explicam o contexto em que a pesquisa foi realizada e ressaltam as contribuições dos resultados para a teoria. Nesta carta também é importante incluir informações caso o artigo tenha sido apresentado em um congresso ou tenha alguma versão publicada anteriormente.


Peer review

Peer review, em inglês, significa revisão por pares. Uma das formas mais comuns da comunidade científica garantir a qualidade, a originalidade, a validade e a relevância das pesquisas é através da revisão feita por outros pesquisadores. A maioria das revistas científicas qualificadas e éticas utiliza esse processo para decidir se um artigo submetido será publicado ou não.


Os pesquisadores que revisam artigos submetidos para uma revista são chamados de revisores e esta atividade é, frequentemente, voluntária. Assim como nós precisamos que outros pesquisadores avaliem o nosso estudo, nós também podemos nos oferecer para avaliar os estudos de outras pessoas 😀. Assim, todo o mundo ganha!


Veja o processo de revisão por pares apresentado pelo documento Peer Review: the nuts and bolts, desenvolvido pela equipe da Voice of Young Science (traduzido por nós 😉).



Desk reject

Desk reject é um termo em inglês utilizado quando o editor, ao receber e olhar um artigo submetido para sua revista, já o rejeita, sem enviar para os revisores. Isso pode acontecer por diversos motivos:

  • O artigo possui uma temática que não é contemplada pelo escopo da revista.