business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

Google acadêmico na pesquisa científica – Posso usar?

Você já deve ter se perguntado se pode ou não utilizar o Google acadêmico para buscar artigos científicos e se isso compromete a sua pesquisa científica.

Essa questão sempre deixa dúvidas nas pessoas, por isso trouxe esse assunto no post de hoje.

Mas antes disso, dá uma olhada no vídeo que postamos lá no YouTube sobre o uso do Google Acadêmico. É só clicar na imagem para assistir!



Constantemente recebo essa pergunta: Felipe, posso usar o Google Acadêmico como uma das bases de artigo na minha revisão de literatura?

Minha resposta é: Depende!

Vamos analisar os fatos. Você vai fazer uma revisão sistemática de artigos científicos em uma área com muitas publicações. Se você fizer uma busca em uma base específica para o seu tema (SCOPUS, Web of Science, etc) você encontrará um número muito grande de artigos publicados e revisados por pares.

Se você fizer a mesma busca no Google Acadêmico, você encontrará 100 vezes mais resultados, porém, no meio dos artigos revisados por pares, você encontrará livros, artigos de congressos, artigos de revistas predatórias, artigos de natureza duvidosa e muitos outros trabalhos publicados por conta e risco do autor.

Nesse caso, então, não recomendo usar o Google Acadêmico, pois isso comprometerá de forma significativa a sua pesquisa científica.

Evite, também, utilizar artigos que não sejam revisados por pares para justificar a sua pesquisa, pois isso pode torná-la frágil perante avaliadores.

Mas Felipe, eu não estou fazendo uma revisão sistematizada, eu apenas quero encontrar artigos que me expliquem um conceito...

Aqui temos um cenário diferente. Se você está buscando por conceitos, está escrevendo uma fundamentação teórica ou uma revisão integrativa, você pode utilizar o Google Acadêmico como fonte de busca.

NO ENTANTO, você ainda assim terá que selecionar os resultados, pois muitos dos resultados que aparecerão podem não ser cientificamente válidos para a sua pesquisa.

Outros momentos em que posso utilizar o Google Acadêmico

O Google Acadêmico é muito útil quando queremos procurar artigos ou trabalhos pontuais, tais como teses, dissertações, artigos de congresso ou artigos de periódicos que já sabemos algumas informações (título, autores, ano).

Uma busca no Google Acadêmico com algumas palavras-chave facilitará para que você encontre aquele artigo que se perdeu no meio das suas leituras.

Outra utilização muito legal do Google Acadêmico, mas que deve ser utilizada com moderação é a geração automática de referências.

Sempre que você utilizar essa ferramenta, corrija os eventuais erros que ficaram. Assim, você garante que tudo estará nos conformes.

Espero que tenha gostado do post e espero te encontrar em outros posts aqui do blog.

Um abraço,

Felipe.

Fale conosco

Mande um WhatsApp

Cursos Online