- Felipe Lando
Justificativa para TCC, dissertação ou tese: Tudo o que nunca te contaram sobre como fazer
Atualizado: 24 de Mai de 2020
Você também está em dúvida do que colocar na tal da JUSTIFICATIVA do seu trabalho (dissertação, tese ou mesmo TCC)?
Não se sinta mal. A maioria das pessoas não sabe. Muitas vezes, nem os orientadores sabem.
Por isso, fiz uma pesquisa e sintetizei em 3 tópicos tudo que precisa ter na sua justificativa!
Espero que com este post você consiga desenhar, escrever e mandar muito bem na hora de entregar o seu trabalho concluído.
Se você quer ver este conteúdo em vídeo, fizemos uma versão para o nosso canal do Youtube.
Como já falado no outro post aqui no blog sobre Introdução, a justificativa faz parte do primeiro capítulo de qualquer trabalho acadêmico.
A introdução busca responder, de forma sucinta as perguntas:
O que?
Por que?
Como?
Dessa forma, a justificativa é a resposta ao “porquê”.
Neste post, vamos entender, de forma super simples, o que você deve observar na sua justificativa.
Basicamente, a sua justificativa vai ser composta de um parágrafo para cada um dos seguintes tópicos:
Importância prática: A sua pesquisa provavelmente possui uma importância para a sociedade, para as pessoas ou para uma empresa/organização. Se sim, isso é uma parte da justificativa que deve ser colocada. A pessoa que está lendo PRECISA sentir que vale a pena saber o que a sua pesquisa fez, da mesma forma que a sua instituição PRECISA sentir que vale a pena ter você como aluno(a) ou professor(a). No entanto, apenas uma contribuição prática não é o suficiente para você passar alguns anos pesquisando e escrevendo uma dissertação, tese ou TCC;
Importância teórica: Aqui é o divisor de águas, se você está fazendo um mestrado ou doutorado acadêmico. Seu trabalho PRECISA contribuir com a teoria já existente. Logo, o segundo parágrafo da sua justificativa vai ser falando em que o seu estudo avança, corrobora ou refuta o que já foi publicado; e
Viabilidade: Você precisa demonstrar que está propondo um trabalho exequível. Se não conseguir demonstrar que é possível realizá-lo (por exemplo, arcar com os custos, autorizações, amostras), não será aprovado para avançar para as próximas etapas. Aqui é interessante citar se já possui contato prévio com seus participantes, se possui financiamento, se possui familiaridade com o campo de estudo ou tema proposto.
De modo geral, escrevendo 1 ou 2 parágrafos para cada um dos itens acima é o suficiente para que você justifique de forma coerente a sua pesquisa.
IMPORTANTE: Evite, ao máximo, utilizar citações antigas na sua justificativa. Atualidade e inovação no assunto são cruciais para que seu trabalho seja aprovado e desperte interesse nos leitores.
Ainda precisando de ajuda para escrever sua introdução? Conheça nosso curso online Elementos da introdução: Problema, objetivos e justificativa da pesquisa científica clicando aqui. Ele também está disponível em nossa plataforma de cursos Acadêmica Club!
Lembre-se de assistir ao vídeo no Youtube. Espero ver você em outros posts aqui em nosso Blog!
Um abraço!