business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

Método de pesquisa qualitativa: O que é e como fazer?

Atualizado: 18 de Jun de 2020

Ultimamente, temos postado aqui no blog uma série de conteúdos relativos ao projeto de pesquisa. Nesses posts, nós falamos sobre o que você precisa saber e fazer para escrever um projeto que vai ir muito bem na sua banca. Olha só o que já tem aqui no blog:



Para dar sequência a esses posts, hoje vamos falar um pouco sobre a abordagem qualitativa de pesquisa.


Você deve escolher uma estratégia com relação à abordagem usada e segui-la à risca durante todo o seu trabalho, pois fica muito evidente quando não fazemos isso de forma correta.


Não se preocupe! É muito mais tranquilo conduzir a pesquisa da maneira correta! 😉 Neste post, vou te falar tudo o que você precisa saber sobre a pesquisa qualitativa (carinhosamente conhecida como Pesquisa “Quali”).


Também fizemos um vídeo sobre esse assunto no nosso canal do YouTube (clique na imagem para assistir).



O que é a pesquisa qualitativa?


Segundo Creswell (2014), a pesquisa qualitativa é um conjunto de práticas que transformam o mundo visível em dados representativos, incluindo notas, entrevistas, fotografias, registros e lembretes. Os pesquisadores qualitativos buscam entender um fenômeno em seu contexto natural.


De modo geral, a pesquisa qualitativa é uma abordagem que pressupõe que o significado dado ao fenômeno é mais importante que sua quantificação.


Os resultados de pesquisas qualitativas se destinam a explicar somente o fenômeno ou o contexto em que a pesquisa foi aplicada, não sendo capaz de generalizar os resultados para uma população ou para