business-1209705.jpg

MENDELEY! Tudo que você precisa saber sobre esse gerenciador de referências bibliográficas

Atualizado: 24 de Mai de 2020

Leu uma montanha de artigos científicos e livros, escreveu resumos mais longos que os próprios textos e agora está na hora de referenciar tudo isso na sua dissertação ou tese... E agora? 😨


Você já passou ou está passando por isso? Saiba que fazer manualmente todas as referências da bibliografia em seu trabalho é coisa do passado! O Mendeley é um programa de computador que ORGANIZA as fontes bibliográficas que você leu e AUTOMATIZA as citações e as referências no seu texto no Microsoft Word (ou LibreOffice).

O que é o Mendeley?


O Mendeley é um programa de computador que foi criado por três pesquisadores alemães. Eles estavam passando pelas dificuldades que todos os mestrados e doutorandos passam durante a escrita da dissertação ou da tese: tinham uma montanha de leituras e precisavam citar isso no trabalho.


O programa fez tanto sucesso que em 2013 a Elsevier, uma das maiores bases de dados científicos do mundo, comprou! A partir daí, muitas melhorias foram feitas no programa.


O Mendeley é grátis?


Sim! E essa é a melhor parte! O Mendeley tem uma versão gratuita que pode ser acessada por qualquer pessoa. Basta fazer o cadastro no site da Mendeley: www.mendeley.com.


E aqui vai mais um segredo que nunca te contaram sobre o Mendeley


Como muitas universidades assinam a plataforma Elsevier para seus alunos acessarem artigos científicos (você já ouviu falar no Scopus?), existe a possibilidade de você ter uma licença institucional do Mendeley usando seu e-mail universitário.


Ao fazer o login no site da Mendeley, insira o e-mail que a sua universidade te oferece. Se a instituição tiver vínculo com a Elsevier, você terá acesso a mais espaço na nuvem e poderá criar mais grupos para compartilhar documentos. Legal, né?


Se você tiver dúvidas sobre esse tipo de licença, entre em contato com o pessoal da biblioteca da sua universidade 😊


Como instalar o Mendeley no computador?

O Mendeley possui várias versões, incluindo um app para você baixar no seu smartphone (Android e iOS). Porém, eu indico que você comece utilizando a versão desktop, que tem mais funcionalidades!

Para fazer o download, acesse o site da Mendeley clicando aqui. Depois, siga o passo a passo para fazer a instalação.

<