business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

MODELO DE PROJETO DE TESE OU DISSERTAÇÃO: Como começar seu trabalho sem partir do zero?

Atualizado: Mai 11


Está travado? Não sabe por onde começar, como dar sequência ao seu trabalho acadêmico (dissertação ou tese) ou no seu projeto de pesquisa? Então aqui vai uma dica muito legal e que vai te ajudar: utilize um modelo já formatado nas normas!


Quando começamos em um modelo já formatado, temos uma ideia mais ampla do que já fizemos e do que ainda falta ser feito. Isso facilita a estruturação do nosso pensamento e, até mesmo, o encadeamento das ideias.


Por isso, neste post, vou falar um pouco de como usar um modelo já formatado nas normas ABNT.


Sobre a ABNT para dissertações ou teses


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou, em 2011, a versão atualizada da NBR 14724, com os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Essa norma visa a apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).


Dentre os tipos de trabalhos acadêmicos temos a tese, a dissertação e o trabalho de conclusão de curso.


A tese é o documento com o resultado de um trabalho experimental ou estudo científico de tema único e delimitado, baseado em uma investigação original que contribui para uma especialidade. Deve ser feito sob a orientação de um professor (doutor) e faz parte do processo de obtenção do título de doutor (ABNT, 2011).


A dissertação também é um documento com o resultado de um trabalho experimental ou estudo científico de tema único e delimitado. Entretanto, seu cunho retrospectivo que busca reunir, analisar e interpretar as informações deve evidenciar o conhecimento da literatura existente sobre o assunto. Além disso, é necessário que o candidato demonstre sua capacidade de sistematização, com o acompanhamento de um orientador (doutor), visando obter o título de mestre (ABNT, 2011).


Todos estes tipos de trabalhos devem seguir a estrutura recomendada pela ABNT, com elementos obrigatórios e opcionais. As normas que embasam a formatação desses elementos são as mesmas utilizadas conjuntamente com a NBR 15287:2011 para Projeto de Pesquisa. Contudo, o trabalho acadêmico exige, também, a utilização da NBR 6028:2003 para a formatação do Resumo.



Nossos modelos de projeto e trabalho completo em MS Word


Sabendo das exigências da ABNT, preparamos um modelo de um projeto de pesquisa já formatado nas normas para você iniciar a escrita. Se você já está finalizando sua dissertação ou tese, pode baixar o modelo de trabalho acadêmico, também já formatado de acordo com as normas da ABNT. Ambos arquivos são disponibilizados em formato Word.


Baixe agora mesmo o nosso modelo já formatado na ABNT para a sua Tese ou Dissertação. É de GRAÇA!! 👇