top of page
  • Amália Machado

MODELO DE PROJETO DE TESE OU DISSERTAÇÃO: Como começar seu trabalho sem partir do zero?

Atualizado: 1 de jun. de 2022


Está travado? Não sabe por onde começar, como dar sequência ao seu trabalho acadêmico (dissertação ou tese) ou no seu projeto de pesquisa? Então aqui vai uma dica muito legal e que vai te ajudar: utilize um modelo já formatado nas normas!


Quando começamos em um modelo já formatado, temos uma ideia mais ampla do que já fizemos e do que ainda falta ser feito. Isso facilita a estruturação do nosso pensamento e, até mesmo, o encadeamento das ideias.


Por isso, neste post, vou falar um pouco de como usar um modelo já formatado nas normas ABNT.


Sobre a ABNT para dissertações ou teses


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou, em 2011, a versão atualizada da NBR 14724, com os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Essa norma visa a apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).


Dentre os tipos de trabalhos acadêmicos temos a tese, a dissertação e o trabalho de conclusão de curso.


A tese é o documento com o resultado de um trabalho experimental ou estudo científico de tema único e delimitado, baseado em uma investigação original que contribui para uma especialidade. Deve ser feito sob a orientação de um professor (doutor) e faz parte do processo de obtenção do título de doutor (ABNT, 2011).


A dissertação também é um documento com o resultado de um trabalho experimental ou estudo científico de tema único e delimitado. Entretanto, seu cunho retrospectivo que busca reunir, analisar e interpretar as informações deve evidenciar o conhecimento da literatura existente sobre o assunto. Além disso, é necessário que o candidato demonstre sua capacidade de sistematização, com o acompanhamento de um orientador (doutor), visando obter o título de mestre (ABNT, 2011).


Todos estes tipos de trabalhos devem seguir a estrutura recomendada pela ABNT, com elementos obrigatórios e opcionais. As normas que embasam a formatação desses elementos são as mesmas utilizadas conjuntamente com a NBR 15287:2011 para Projeto de Pesquisa. Contudo, o trabalho acadêmico exige, também, a utilização da NBR 6028:2003 para a formatação do Resumo.



Nossos modelos de projeto e trabalho completo em MS Word


Sabendo das exigências da ABNT, preparamos um modelo de um projeto de pesquisa já formatado nas normas para você iniciar a escrita. Se você já está finalizando sua dissertação ou tese, pode baixar o modelo de trabalho acadêmico, também já formatado de acordo com as normas da ABNT. Ambos arquivos são disponibilizados em formato Word.


Baixe agora mesmo o nosso modelo já formatado na ABNT para a sua Tese ou Dissertação. É de GRAÇA!! 👇

Esses modelos estão configurados para que você faça de forma automática diversas alterações no documento, tais como sumário, listas, títulos e subtítulos.


PROJETO DE PESQUISA: Acesse aqui!


TESE E DISSERTAÇÃO: Acesse aqui!



Utilizando os modelos


A utilização desses modelos é muito simples, mas para isso é necessário ter instalado em seu computador o Microsoft Word. Isso permitirá que você automatize os seus títulos, nomes de figuras, listas e sumário.


Ao fazer o download e abrir o documento, você vai se deparar com muitos textos em amarelo e muitas caixas de explicação. A Figura 1 é um exemplo do que você encontrará.


Figura 1 – Textos amarelos e caixa de explicação


Exemplo de texto grifado em amarelo e caixa de explicação


Após ler as instruções da caixa e segui-la, delete-a. Elas não são parte do modelo.


Os textos em amarelo significam que você deve substituí-los por textos que estejam de acordo com o seu trabalho, por exemplo, seu nome, o título do seu trabalho, a instituição de ensino, etc.


LEMBRE-SE: Não deixe textos em amarelo, pois a banca ou seu(sua) orientador(a) pode não entender.


Os nossos modelos são desenvolvidos para que tenham todas as partes mínimas necessárias para que seu trabalho esteja de acordo com as normas vigentes. Caso queira ou precise acrescentar ou remover tópicos, consulte as normas da sua instituição de ensino.


Começar a partir de um modelo pronto é mais fácil, pois permite ao autor ter uma noção maior do que ainda precisa ser feito e como pode encadear as ideias de forma mais estruturada. Além disso, evita aquela sensação de travamento que costuma ocorrer quando temos apenas uma página em branco e não sabemos por onde começar.


Espero que você tenha gostado desses modelos e que eles te ajudem a se sair muito bem nessa jornada acadêmica de mestrado ou doutorado! Qualquer dúvida ou dificuldade, entre em contato nos canais de atendimento ou leia nossos outros posts neste blog. Você também pode conferir os vídeos no nosso canal do YouTube.

4.317 visualizações
bottom of page