top of page
  • Amália Machado

Método qualitativo: O que é e como fazer uma pesquisa qualitativa?

Atualizado: 3 de dez. de 2023

O capítulo de método da sua dissertação ou tese, ou a seção de método do seu artigo científico, precisa explicar exatamente o que você fez para conduzir a coleta e a análise dos dados, respondendo o seu problema de pesquisa.


Você sabe quais são as técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa qualitativa? Saber quais são as possibilidades te ajudará muito a tomar decisões sobre o método da sua pesquisa e escrever de forma mais completa seu capítulo ou seção de método.


Por isso, neste post eu vou falar um pouco sobre a abordagem qualitativa de pesquisa.


Se você ainda não tem muita certeza sobre o que é uma pesquisa qualitativa, assista esse vídeo que eu fiz no nosso canal no nosso canal do YouTube:



O que é o método qualitativo e a pesquisa qualitativa,?


A pesquisa qualitativa também conhecido como método qualitativo, é um conjunto de práticas que transformam o mundo visível em dados representativos, incluindo notas, entrevistas, fotografias, registros e lembretes (CRESWELL, 2014). Os(as) pesquisadores(as) que trabalham com abordagem qualitativa de pesquisa buscam entender um fenômeno em seu contexto natural.


De modo geral, a pesquisa qualitativa é uma abordagem que pressupõe que o significado dado ao fenômeno é mais importante que sua quantificação.


Os resultados de pesquisas qualitativas se destinam a explicar somente o fenômeno ou o contexto em que a pesquisa foi aplicada, não sendo capaz de generalizar estatisticamente os resultados para uma população ou para outros contextos diferentes.


Quais são os pressupostos dessa abordagem?


Os principais pressupostos da pesquisa qualitativa apontados por Creswell (2014) são:

  • Pesquisa conduzida em ambiente natural;

  • Baseia-se no(a) pesquisador(a) como instrumento-chave de coleta;

  • Envolve o uso de múltiplos métodos;

  • Envolve um raciocínio complexo que circula entre o dedutivo e o indutivo;

  • Foca na perspectiva dos participantes; e

  • Está situada dentro do contexto dos participantes.


Como coletar dados na pesquisa qualitativa?


A coleta de dados qualitativos é feita de forma aprofundada, sendo os dados cuidadosamente coletados em cada uma das fontes e tendo sempre a presença de um(a) pesquisador(a) responsável.

Para isso, você vai acabar seguindo um ciclo de coletas que pressupõe os seguintes passos:


  • Escolha de um indivíduo, local ou objeto que se encaixe e seja representativo do contexto que você está estudando;

  • Obtenção de acesso a essa fonte de dados;

  • Coleta dos dados de acordo com as ferramentas que você se planejou para usar;

  • Registro das informações;

  • Armazenamento dos dados; e

  • Seleção de outro participante e início de um novo ciclo de coleta.


As fontes de dados qualitativos mais comuns são:

  • Entrevistas e/ou grupos focais;

  • Análise de documentos, anotações, diários, entre outros;

  • Observação participante, não-participante ou etnografia; e

  • Dados audiovisuais.


Como analisar dados qualitativos?


A análise dos dados qualitativos tem início com a preparação e a organização desses dados. Essa organização pode ser por tipo de fonte, por grupos de contextos, por temas ou por quaisquer outras formas que sejam aplicáveis a sua pesquisa.


Em um segundo momento, você fará a leitura destes materiais e iniciará o processo de codificação conforme a técnica de análise adotada para a sua pesquisa. A codificação é o momento em que você irá selecionar os trechos dos textos (ou imagens) que contém as informações importantes, de acordo com o tipo de codificação que você está fazendo.


Por fim, você vai reduzir esses dados (tirar conclusões próprias) identificando os achados, apontando as relações entre as múltiplas fontes e discutindo com a teoria. Isso tudo vai gerar um corpus de análise que será utilizado para a elaboração da sua dissertação ou tese.


A técnica mais utilizada para análise de dados qualitativos é a Análise de Conteúdo. Outras técnicas para análise de dados qualitativos são a Análise Temática, a Análise Textual Discursiva ou a Análise de Discurso. Já falei sobre a Análise de Conteúdo em outro post (clique aqui para ler mais).



Que resultados eu posso esperar de uma pesquisa qualitativa?


A pesquisa qualitativa não visa apresentar dados generalizáveis. Dessa forma, dificilmente os seus achados servirão para explicar fenômenos em contextos diferentes ou com indivíduos diferentes.


O objetivo da pesquisa qualitativa é explicar um fenômeno em profundidade, geralmente não muito conhecido em um determinado contexto ou que começou a ser pesquisado recentemente. Logo, seus dados serão muito mais de natureza exploratória.


Via de regra, os resultados qualitativos serão textos, quadros explicativos e relações (frameworks) que ajudarão a explicar os achados.



Como garantir validade e confiabilidade na pesquisa qualitativa?


Muitas pessoas se perguntam como garantir que os resultados serão verídicos e confiáveis em uma pesquisa qualitativa. As principais maneiras de se garantir que o estudo realmente consegue representar o fenômeno são:


  • Triangulação de dados e de fontes: coletar dados de maneiras diferentes (por exemplo: entrevista + observação) de forma a encontrar similaridades que validem os achados;

  • Buscar diversas fontes para cada tipo de dado: quando você coleta diversos dados de um mesmo tipo de fonte (por exemplo, entrevista), você vai notar que os dados começam a se repetir, atingindo o que chamamos de saturação; e

  • Validação cruzada: você pode cruzar fontes de dados (por exemplo, apresentar em um grupo focal os dados coletados em documentos) a fim de validá-los.


A pesquisa qualitativa é complexa e trabalhosa, mas traz grandes contribuições para a ciência quando executada de forma correta e em contextos que dela necessitem.


Se você der uma olhada neste post que eu fiz sobre método de pesquisa, vai ver que falei de algumas escolhas que você tem que fazer para a sua pesquisa. Dessa forma, o post de hoje te deu um panorama de como se pensa a pesquisa qualitativa e o que você deve ter em mente para tomar as decisões com relação às técnicas de coleta e análise de dados. Assim ficará mais fácil escrever seu capítulo de método.


Espero ter te ajudado com esse conteúdo e nos vemos em mais posts aqui do blog.


Um abraço,

Amália da Acadêmica


 

📌 Referência

CRESWELL, J. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: Escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

bottom of page