business-1209705.jpg

O que é pesquisa qualitativa?

Muita gente faz confusão quando se fala em pesquisa qualitativa! Por isso, neste post, vamos explicar o que é a pesquisa qualitativa e para o que ela é mais indicada. Assim, ficará mais fácil tomar decisões sobre o método na sua dissertação ou tese 😉


Se você preferir, pode conferir o episódio de Pesquisa na Prática, no nosso canal no Youtube, onde eu explico o que é pesquisa qualitativa 👇 (clique na imagem para assistir)



O que é pesquisa qualitativa?


Pesquisa qualitativa examina evidências baseadas em dados verbais e visuais para entender um fenômeno em profundidade. Portanto, seus resultados surgem de dados empíricos, coletados de forma sistemática.


Diferente da pesquisa quantitativa, que utiliza números como dados e faz análises estatísticas, a pesquisa qualitativa utiliza dados em formato de palavras, frases, imagens, vídeos e áudios. Por isso, ela requer técnicas de coleta e análise de dados específicas.


Abordagens epistemológica na pesquisa qualitativa


Antes de decidir fazer uma pesquisa qualitativa você precisa identificar qual será a abordagem epistemológica a ser adotada. Na pesquisa quantitativa, isso não é necessário já que todas as pesquisas quantitativas são, por natureza, positivistas. Na pesquisa qualitativa, há basicamente duas possíveis abordagens epistemológicas: a mais positivista e a mais interpretativista.


Para identificar a abordagem epistemológica mais apropriada para a sua pesquisa, converse com seu(sua) orientador(a) sobre isso. Também é importante verificar qual é a abordagem epistemológica mais adotada na sua área de pesquisa. Assim, ficará mais fácil de publicar os resultados de sua pesquisa em uma revista científica de alto impacto.


Se quiser saber mais sobre abordagem epistemológica, confira esse vídeo no nosso canal no Youtube.


Coleta de dados qualitativos


As pesquisas qualitativas podem adotar uma ou várias técnicas de coleta de dados. Veja quais são as principais técnicas:


Entrevistas individuais ou em grupo


Uma das técnicas mais utilizadas nas pesquisas qualitativas é a entrevista. Essa entrevista é feita pelo(a) pesquisador(a) em uma conversa com o(a) participante. Essa conversa é conduzida com a ajuda em um roteiro de entrevista, para guiar os principais pontos de precisam ser abordados.


Alguns autores chamam essa entrevista de face a face, já que é uma conversa direta entre pesquisador(a) e participante. Porém, essa conversa também pode ser feita através de uma reunião virtual, realizada com o auxílio de sof