business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

Objetivo geral e específico da dissertação ou tese: Como fazer?

Atualizado: Jun 18

Como escrever o objetivo geral e os objetivos específicos da dissertação ou da tese? Que verbos usar no objetivo geral? Quantos objetivos específicos eu preciso colocar na minha pesquisa?


Essas perguntas já devem ter passado pela sua cabeça. Seja quando você estava começando, seja quando o(a) seu(sua) orientador(a) questionou os seus objetivos.


No post de hoje, vamos falar sobre os objetivos da pesquisa: como pensar o objetivo geral e os específicos, e que verbos ou frases podemos usar de acordo com o que queremos fazer.


Esse conteúdo está disponível nesse vídeo no nosso canal do YouTube (clique na imagem para acessar)!



Os objetivos da sua dissertação, tese ou projeto de pesquisa são a parte mais importante da sua introdução. Aqui, você vai deixar claro para o leitor o que está se propondo a fazer com esse trabalho. Por ser a parte mais importante, muitas vezes somos questionados nas bancas ou nas revisões em periódicos. Veja como é simples organizar os objetivos da sua pesquisa.


Começando pelo objetivo geral


Já falamos anteriormente, aqui no blog, sobre como fazer a introdução. Lá, falamos que você tem que identificar um problema de pesquisa que seja relevante e que seja factível de ser feito.


Bom, tendo encontrado essa lacuna, basta transformá-la em um objetivo geral. Para isso, você pode usar alguns verbos que vão melhor se adequar ao seu propósito. Falaremos mais sobre isso na sequência.


Normalmente seguimos uma estrutura frasal no objetivo geral, conforme segue:


VERBO + FINALIDADE DA PESQUISA + CONDIÇÕES DA PESQUISA


O verbo é o designador do tipo de trabalho e do nível em que os resultados serão analisados. Aqui mora um ponto muito importante da escrita do objetivo geral: você deve alinhar o verbo perfeitamente ao que você está propondo fazer. Caso contrário, muitas margens para críticas surgirão.


Tipos de estudo: Pesquisas exploratórias, descritivas, experimentos, entre outros. Cada tipo de trabalho terá um verbo diferente no objetivo.


Nível de análise dos dados: Os diferentes níveis que você pode estar buscando são: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese ou avaliação.


Por isso, aqui vamos propor uma lista de verbos baseadas na taxonomia de Bloom et al. (1956), os quais poderão ser úteis para você alinhar os seus objetivos ao seu trabalho.



A finalidade da pesquisa é o que você vai de fato fazer e, por fim, as condições da pesquisa são as delimitações que você terá que fazer para conduzir de forma viável a pesquisa (e.g. local, população, grupos controle, quantidades, entre outros).


Os objetivos específicos


Aqui, você precisará apresentar pequenos objetivos que vão te levar a resolver o objetivo geral. Não é apenas um objetivo para cada capítulo. Os objetivos específicos precisam ser coerentes com o que você está propondo. Sugerimos que escreva entre 3 e 5 objetivos específicos.


As regras dos objetivos específicos são semelhantes às do objetivo geral. Você deve ter em mente o nível de cada objetivo para utilizar um verbo adequado.


E como fazemos pequenos objetivos de um objetivo geral?


Você pode pensar nas etapas que precisará fazer. Por exemplo: compreender o que os estudos têm apresentado sobre determinado assunto, analisar a diferença entre os grupos A e B, aplicar a medicação X no grupo Y.


Tente apresentá-los por ordem de execução. Geralmente, os objetivos específicos são dependentes uns dos outros. Por isso, tente organizá-los de forma que os que dependem de outros resultados sejam executados depois.


De forma geral, esses são os principais passos que você deve ter em mente ao elaborar os seus objetivos.


Lembre-se, os objetivos são o que VOCÊ REALMENTE VAI FAZER e serão o divisor de águas entre você receber muitos elogios e você receber críticas no seu trabalho.


Espero ter ajudado você nesse ponto tão importante!


Nos vemos em outro post.


Um abraço!


Referência:

BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. London: Longmans, 1956.

Fale conosco

Mande um WhatsApp

Cursos Online