business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

Objetivo geral e específico da dissertação ou tese: Como fazer?

Atualizado: 18 de Jun de 2020

Como escrever o objetivo geral e os objetivos específicos da dissertação ou da tese? Que verbos usar no objetivo geral? Quantos objetivos específicos eu preciso colocar na minha pesquisa?


Essas perguntas já devem ter passado pela sua cabeça. Seja quando você estava começando, seja quando o(a) seu(sua) orientador(a) questionou os seus objetivos.


No post de hoje, vamos falar sobre os objetivos da pesquisa: como pensar o objetivo geral e os específicos, e que verbos ou frases podemos usar de acordo com o que queremos fazer.


Esse conteúdo está disponível nesse vídeo no nosso canal do YouTube (clique na imagem para acessar)!



Os objetivos da sua dissertação, tese ou projeto de pesquisa são a parte mais importante da sua introdução. Aqui, você vai deixar claro para o leitor o que está se propondo a fazer com esse trabalho. Por ser a parte mais importante, muitas vezes somos questionados nas bancas ou nas revisões em periódicos. Veja como é simples organizar os objetivos da sua pesquisa.


Começando pelo objetivo geral


Já falamos anteriormente, aqui no blog, sobre como fazer a introdução. Lá, falamos que você tem que identificar um problema de pesquisa que seja relevante e que seja factível de ser feito.


Bom, tendo encontrado essa lacuna, basta transformá-la em um objetivo geral. Para isso, você pode usar alguns verbos que vão melhor se adequar ao seu propósito. Falaremos mais sobre isso na sequência.


Normalmente seguimos uma estrutura frasal no objetivo geral, conforme segue:


VERBO + FINALIDADE DA PESQUISA + CONDIÇÕES DA PESQUISA


O verbo é o designador do tipo de trabalho e do nível em que os resultados serão analisados. Aqui mora um ponto muito importante da escrita do objetivo geral: você deve alinhar o verbo perfeitamente ao que você está propondo fazer. Caso contrário, muitas margens para críticas surgirão.


Tipos de estudo: Pesquisas exploratórias, descritivas, experimentos, entre outros. Cada tipo de trabalho terá um verbo diferente no objetivo.