business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

AND, OR, NOT - Operadores booleanos na busca de artigos

Atualizado: Mai 11

Se você está iniciando na vida acadêmica, provavelmente já teve que fazer uma revisão de literatura e ficou em dúvida de como encontrar os artigos que realmente são importantes em meio a tantas publicações.

Se você quer melhorar a sua performance na busca de artigos, é importante que você conheça e utilize os operadores booleanos. Eles vão fazer muita diferença ao selecionar suas fontes.

Se você tem dúvidas em relação à revisão de literatura, confira esses posts e nossos cursos:


Operadores Booleanos


Então vamos lá. Os operadores são mecanismos de busca utilizados nas áreas da tecnologia para fazer consulta em bases de dados. Eles ajudam os sistemas a definirem parâmetros de seleção de dados.

Como assim, Felipe?

Quando um artigo é publicado, ele é catalogado com palavras que o identificam (tags ou palavras-chave). Já falamos sobre isso neste post aqui!

Essas palavras serão as que você vai utilizar nas bases de artigos para localizar os que se referem ao seu assunto. No entanto, você precisará especificar mais a sua busca do que apenas o uma área de pesquisa e para isso utilizará os operadores booleanos.

Vamos pensar juntos em um exemplo, assim vai facilitar o entendimento.

Imaginemos que eu pesquiso segurança em plataformas de petróleo. Se eu for em uma base de artigos e procurar pelo termo “segurança” encontrarei milhares de resultados das mais diversas áreas.

Para eu separar apenas aqueles que falam de segurança, mas que de alguma forma relacionam o tema com plataformas de petróleo, eu utilizarei o operador AND. Dessa forma, minha busca será “segurança AND plataforma de petróleo”

Vamos entender os operadores!

Operador AND

Esse operador fará com que você junte dois conceitos. AND é a palavra em inglês para representar “e”. Quando você quer encontrar artigos que falem sobre o Conceito 1 E o Conceito 2, você usa o AND.