top of page
  • Amália Machado

Palavras-chave ou descritores?

Usar palavras-chave ou descritores para fazer a busca de artigos científicos em bases de dados? Qual é a diferença? Essa é a grande dúvida de muitos mestrandos(as) e doutorandos(as)! 🤯


Pensando nisso, eu gravei um vídeo no nosso canal no Youtube explicando as diferenças entre palavras-chaves e descritores! Confira:



Palavra-chave


Palavras-chave apodem ser um termo simples ou uma expressão composta escolhida pelo(a) próprio(a) pesquisador(a) no momento da busca (e pelos autores no momento da submissão do artigo à revista) para definir os assuntos abordados no artigo científico. A Scopus e a Web of Science são bases de dados que utilizam palavras-chave para encontrar publicações científicas no momento que fazemos a busca.


Descritores


Descritores são termos padronizados definidos por especialistas para identificar assuntos publicados nos artigos científicos. Existe inclusive uma espécie de dicionário com esses descritores para que todos(as) os(as) pesquisadores(as) que forem fazer as buscas nas bases de dados utilizem os mesmos termos. A PubMed e a ERIC são bases de dados que utilizam descritores.


Os descritores da área da saúde, conforme citado no vídeo, podem ser identificados no site das instituições responsáveis por sua criação. Seguem os links para você acessar 👇


📌 MeSH (Medical Subject Headings): https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/

📌 DECS (Descritores em Ciências da Saúde): https://decs.bvsalud.org/


Lembre-se! A escolha de usar palavras-chave ou descritores vai depender da sua área de conhecimento e das bases de dados que você vai utilizar nas buscas dos artigos científicos.


Caso você esteja conduzindo uma revisão de literatura do tipo revisão sistemática, é necessário explicar na seção do método do artigo científico o porquê da escolha das palavras-chave ou descritores utilizados para a busca da literatura. Isso independe se você estiver usando palavras-chave ou descritores.


Espero que você tenha gostado deste conteúdo! Até a próxima 😊


Um abraço,

Amália da Acadêmica

19.532 visualizações
bottom of page