top of page
  • Amália Machado

Passei na qualificação do mestrado ou doutorado: E agora?

Atualizado: 24 de mai. de 2020

Passou na banca de qualificação do mestrado e doutorado? Parabéns! 👏


Mas você sabe o que fazer no seu projeto de dissertação ou tese agora?


Fique calmo e confira todas as dicas sobre o que fazer com o projeto de pesquisa aprovado depois do exame de qualificação.


Passei, e agora?


Com frequência, as pessoas ficam bastante preocupadas com o exame de qualificação do mestrado ou doutorado. Buscam informações na internet sobre como se preparam para dar tudo certo. Mas o que fazer depois de ser aprovado? Essa também é a sua dúvida?


A primeira coisa que você precisa lembrar é que o projeto de pesquisa é a PRIMEIRA ETAPA da sua pesquisa. Logo, agora você precisa partir para a SEGUNDA ETAPA. A segunda etapa é o momento de colocar em prática tudo que você planejou no projeto 😲 Simples assim!


Geralmente, o projeto de dissertação ou tese tem um problema de pesquisa a ser respondido, uma revisão de literatura (ou referencial teórico) sobre os conceitos a serem trabalhados e uma proposta de método com técnicas de coleta e análise de dados. Se quiser saber mais sobre projeto de pesquisa, clique aqui para ler um post que fizemos sobre isso.


Converse com o seu(sua) orientador(a)

A primeira coisa que você precisa fazer depois de ser aprovado na qualificação é conversar com seu orientador e decidir quais sugestões de alterações você deve adotar. Sim! Você não precisa aceitar todas as sugestões de alterações, por isso mesmo são SUGESTÕES. Mas claro que você precisa estar aberto para essas sugestões e realmente considerar fazê-las em seu trabalho, pois os professores da banca são mais experientes que você e tem um olhar de fora.


Faça as alterações necessárias no documento

Depois de conversar com seu orientador, faça as alterações necessárias no documento. Você até pode fazer depois, mas se fizer agora, aproveita que as ideias estão “fresquinhas” na sua cabeça! Além disso, você já vai para a coleta de dados com tudo certinho 😉


Enviar ou não para o comitê de ética?

Alterações feitas, você precisa verificar se enviará seu trabalho para o comitê de ética ou não. Isso varia de acordo com o tipo de trabalho que você irá fazer e das normas do seu programa de pós-graduação. Se você quiser saber mais sobre comitê de ética, confere esse vídeo onde o Felipe explica tudo!


Partiu coleta de dados!

Tudo certo? Agora você pode partir para a coleta de dados, ou seja, colocar em prática tudo que você havia planejado. Se você planejou no projeto fazer uma pesquisa quantitativa com formulários, precisa montar o formulário e enviar para os participantes. Se você planejou fazer um estudo de caso com entrevistas, precisa iniciar o contato com os selecionados e marcar um horário para a entrevista. Qualquer que tenha sido a sua proposta de método, aqui é o momento de você colocar em prática o que planejou.


Não precisa jogar fora o projeto!


Muitas pessoas me perguntam se precisa começar a escrever a dissertação ou tese do zero depois da banca de qualificação. NÃO! Você vai continuar de onde parou. Você vai ACRESCENTAR a análise de resultados, as discussões e as considerações finais no documento do projeto!


Claro, você precisará fazer alterações no texto do projeto, como comentei anteriormente. Além disso, é bom que você acrescente literatura mais recente (o que foi publicado no último ano, enquanto você estava coletando e analisando os dados).


Outra alteração importante é no próprio capítulo de método. Antes, você havia escrito no tempo futuro, porque era algo que você planejava fazer. Agora, você precisa escrever no passado, explicando o que realmente foi feito!


O que eu vou fazer agora?


Como você já sabe, meu projeto de tese foi aprovado na banca de qualificação. O que eu vou fazer agora? Vou arrumar o primeiro artigo do projeto e submeter para uma special issue internacional. Tomara que dê certo e seja aceito! 🤞


Depois, vou fazer alguns ajustes na minha proposta de segundo artigo e vou partir para a coleta de dados! Quer saber mais sobre essas etapas, confere o novo episódio de Diário de uma Doutoranda:



Meu projeto de tese foi estruturado em três artigos, não em monografia. Por isso, tem algumas diferenças em relação a uma tese convencional. Se quiser saber como foi esse processo, confere esse outro episódio, onde eu explico o porquê de escrever uma tese em três artigos.


Espero que essas dicas te ajudem a colocar em prática o seu projeto de pesquisa e partir para a aplicação das técnicas de coleta e análise de dados. Se gostou do conteúdo, compartilha com seus colegas 🤓

2.030 visualizações
bottom of page