business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

Pesquisa experimental

Você precisa fazer uma pesquisa experimental e não sabe o que é ou por onde começar? Seu orientador (a) quer que você faça um experimento na sua dissertação, tese ou TCC?

Vem comigo neste post que vou te contar todos os segredos da pesquisa experimental.

Mas antes dá uma olhada no vídeo que fizemos no YouTube falando sobre isso! É só clicar na imagem para assistir 😉




Pesquisa experimental

A queridinha dos pesquisadores quantitativos, também conhecida como Experimento.

Esse tipo de pesquisa é considerado por alguns autores como o mais próximo da pesquisa puramente científica, pois ela compara resultados de manipulações com o objetivo de testar níveis de influência de variáveis em um contexto ou fenômeno específico.

Quando falamos em experimento, nos vêm à cabeça pesquisas em laboratório com ratinhos, onde são testados cosméticos ou medicamentos. No entanto, experimentos são conduzidos em diversas áreas do conhecimento.

O que caracteriza um experimento?

Experimentos são caracterizados por serem uma pesquisa onde ocorre a identificação e manipulação de variáveis a fim de verificar suas influências em outra variável.

- Como assim, Felipe? Não entendi nada...

Ok, deixa eu apresentar um exemplo, então.

Imagine que você quer saber se o tipo de música influencia o humor de um aluno estudando.

Podemos definir como tipo de música: Música Calma ou Música Agitada. Esses tipos de música chamaremos de Variável Independente.

Você quer entender se esses tipos de música influenciam o humor de uma pessoa, logo o Humor será nossa Variável Dependente.