business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

Pesquisa exploratória, descritiva ou explicativa

Atualizado: 29 de Abr de 2020

Você está começando uma pesquisa ou está conduzindo sua coleta de dados mas não tem certeza de qual é a caracterização da sua pesquisa? Seu orientador (a) está te mandando ler um monte de coisas sobre tipos de pesquisa e você não está encontrando qual melhor se encaixa com o que você de fato está fazendo? Então este post vai te ajudar a entender três tipos de pesquisa que podem ser adequados para você!

Esses três tipos de pesquisa são:

  • Pesquisa exploratória

  • Pesquisa descritiva; e

  • Pesquisa explicativa.

Mas antes disso, dá uma olhada no vídeo que postamos lá no YouTube sobre esse assunto. É só clicar na imagem para assistir!






Pesquisa Exploratória

Esse tipo de pesquisa visa explorar om fenômeno ainda pouco explorado. Normalmente esse tipo de pesquisa busca elencar hipóteses sobre o tema ou fenômeno estudado para que outras pesquisas as testem e validem.

De acordo com Gil (2017), as pesquisas exploratórias tendem a ser mais flexíveis em seu planejamento, pois pretendem observar e compreender os mais variados aspectos relativos ao fenômeno estudado pelo pesquisador.

Ainda segundo Gil (2017), as pesquisas exploratórias mais comuns são os levantamentos bibliográficos, porém, em algum momento, a maioria das pesquisas científicas passam por uma etapa exploratória, visto que o pesquisador busca familiarizar-se com o fenômeno que pretende estudar.

A característica mais importante dessa pesquisa é a necessidade de se conhecer um fato ou fenômeno ainda pouco conhecido na ciência. Isso se aplica, também, à aplicação de conhecimentos entre áreas de estudo (por exemplo, utilizar a lente teórica de uma área do conhecimento para observar um fenômeno em outra área.

Tá, Felipe, e como eu faço uma pesquisa exploratória?

As pesquisas exploratórias vão confiar muito na experiência e vivência do sujeito em relação ao fenômeno estudado. Por serem de natureza majoritariamente qualitativa, tais pesquisas podem utilizar-se de entrevistas, grupos focais e observação para coletar os dados.