Pesquisa exploratória, descritiva ou explicativa
Atualizado: 29 de abr. de 2020
Você está começando uma pesquisa ou está conduzindo sua coleta de dados mas não tem certeza de qual é a caracterização da sua pesquisa? Seu orientador (a) está te mandando ler um monte de coisas sobre tipos de pesquisa e você não está encontrando qual melhor se encaixa com o que você de fato está fazendo? Então este post vai te ajudar a entender três tipos de pesquisa que podem ser adequados para você!
Esses três tipos de pesquisa são:
Pesquisa exploratória
Pesquisa descritiva; e
Pesquisa explicativa.
Mas antes disso, dá uma olhada no vídeo que postamos lá no YouTube sobre esse assunto. É só clicar na imagem para assistir!
Pesquisa Exploratória
Esse tipo de pesquisa visa explorar om fenômeno ainda pouco explorado. Normalmente esse tipo de pesquisa busca elencar hipóteses sobre o tema ou fenômeno estudado para que outras pesquisas as testem e validem.
De acordo com Gil (2017), as pesquisas exploratórias tendem a ser mais flexíveis em seu planejamento, pois pretendem observar e compreender os mais variados aspectos relativos ao fenômeno estudado pelo pesquisador.
Ainda segundo Gil (2017), as pesquisas exploratórias mais comuns são os levantamentos bibliográficos, porém, em algum momento, a maioria das pesquisas científicas passam por uma etapa exploratória, visto que o pesquisador busca familiarizar-se com o fenômeno que pretende estudar.
A característica mais importante dessa pesquisa é a necessidade de se conhecer um fato ou fenômeno ainda pouco conhecido na ciência. Isso se aplica, também, à aplicação de conhecimentos entre áreas de estudo (por exemplo, utilizar a lente teórica de uma área do conhecimento para observar um fenômeno em outra área.
Tá, Felipe, e como eu faço uma pesquisa exploratória?
As pesquisas exploratórias vão confiar muito na