business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

Como montar uma apresentação em PPT Nota 10 para a sua banca (E-book + modelos prontos)?

Atualizado: Fev 28

Em dúvida de como fazer uma apresentação para a sua banca de mestrado, doutorado ou TCC? Olha só as dicas que separei para você no post de hoje.


Uma boa apresentação precisa levar em conta 3 principais aspectos: elementos visuais apresentados, conteúdo e apresentação em público. Por isso, no post de hoje, vou falar um pouco de como mandar muito bem na sua apresentação.


Fizemos um E-book completo com essas e outras dicas para que você arrase em qualquer apresentação que for fazer. Clique na imagem para fazer o download!



Elementos visuais


Sempre utilize imagens ou elementos gráficos nas apresentações. Dessa forma, você terá uma apresentação visualmente agradável. Evite ao máximo colocar texto nos seus slides, eles tornam a apresentação cansativa e as pessoas vão se desfocar para tentar ler enquanto você está falando.


Utilize tópicos em letra grande e contrastada com a imagem.


Muito cuidado com a resolução das imagens e com os detalhes. Tente sempre manter um padrão de cores e em resolução alta.


Para te ajudar com a estrutura dos slides, temos aqui 3 modelos desenvolvidos pela Amália (a rainha das apresentações em PPT). Ficaram muito lindos e você pode apenas inserir os tópicos do seu assunto e usar (clique aqui para baixar os 3 modelos em .zip).


Modelo 1:


Modelo 2:


Modelo 3:


Conteúdo


Você deve estar se perguntando como fazer para apresentar todo o seu trabalho em apenas 20 minutos... Bom, você não vai apresentar TODO o trabalho. A banca é um momento de você demonstrar que sabe o que fez no seu trabalho. Logo, selecione apenas as partes mais importantes para falar.


Dê valor ao problema de pesquisa e objetivos. Você precisa deixá-los claros na banca.


Dedique alguns slides para apresentar o método da sua apresentação (o “como” do seu trabalho). Aqui, você vai falar quais escolhas foram feitas. Quais formas de coleta de dados, quantos dados foram coletados, que técnicas de validação foram adotadas, quais análises foram feitas e como isso foi colocado em prática.


Por fim, pelo menos metade da sua apresentação deve ser destinada aos resultados da pesquisa (caso seja a defesa final da sua tese ou dissertação). Aqui você vai apresentar os principais achados, as principais análises e as conclusões que você chegou. Lembre-se que aqui você tem que demonstrar coerência com relação aos seus objetivos.


Falando em público


Uma dica importante para quem tem medo de falar em público é: lembre-se que você é a pessoa mais capacitada a falar do assunto que pesquisou. Logo, tenha confiança!


Sempre mantenha um tom de voz alto e claro. Não deixe as pessoas com sono de ouvir a sua apresentação.


Nunca fique de costas para as pessoas que te assistem e não leia os slides.


Faça pausas ao longo da sua fala para que as pessoas possam ir assimilando o conteúdo apresentado.


E, por fim, a dica mais importante é: treine várias vezes a sua apresentação, principalmente os primeiros minutos, pois são o momento de maior ansiedade.


Espero que essas dicas te ajudem a mandar muito bem na sua apresentação!


Não se esqueça de baixar os materiais. Eles vão te ajudar bastante!


Espero te ver em outros posts aqui no Blog.


Um abraço,

Felipe

Fale conosco

Mande um WhatsApp

Cursos Online