top of page
  • Amália Machado

Como montar uma apresentação em PPT nota 10 para a sua banca?

Em dúvida de como fazer uma apresentação para a sua banca de mestrado, doutorado ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)? Olha só as dicas que separei para você no post de hoje.


Uma boa apresentação precisa levar em conta três principais aspectos: elementos visuais dos slides, conteúdo e sua fala para o público.


Elementos visuais


Sempre utilize imagens ou elementos gráficos nas apresentações. Dessa forma, você terá uma apresentação agradável. Evite ao máximo colocar texto nos seus slides, eles tornam a apresentação cansativa e as pessoas vão se desfocar para tentar ler enquanto você está falando.


Utilize tópicos escritos com uma letra grande e contrastada com a imagem.


Muito importante também ter cuidado com a resolução das imagens e com os detalhes. Tente sempre manter um padrão de cores e usar imagens em alta resolução.


Conteúdo


Você deve estar se perguntando como fazer para apresentar todo o seu trabalho em apenas 20 minutos... Bom, você não vai apresentar TODO o trabalho. A banca, tanto a de qualificação quanto a de defesa, é um momento de você demonstrar que sabe o que fez no seu trabalho. Logo, selecione apenas as partes mais importantes para falar.


Dê valor ao problema de pesquisa e os objetivos. Você precisa deixá-los claros na banca que irá avaliar seu trabalho.


Dedique alguns slides para explicar o método da sua pesquisa (o “como” do seu trabalho). Aqui, você vai falar quais escolhas foram feitas, quais técnicas de coleta e de análise de dados foram adotadas. Além disso, você precisa descrever brevemente como essas técnicas foram colocadas na prática.


Por fim, pelo menos metade da sua apresentação deve ser destinada aos resultados da pesquisa, caso seja a defesa final da sua tese ou dissertação. Aqui, você vai apresentar os principais achados, as discussões e as conclusões que você chegou. Lembre-se que aqui você tem que demonstrar coerência com relação aos seus objetivos.


Falando em público


Uma dica importante para quem tem medo de falar em público é: lembre-se que você é a pessoa mais capacitada a falar do assunto que pesquisou. Logo, tenha confiança!


Sempre mantenha um tom de voz alto e claro. Falar muito baixo ou falar de uma forma complexa pode fazer com que as pessoas percam a atenção no que você está falando.


Se sua apresentação for presencial, nunca fique de costas para as pessoas que te assistem e não leia os slides. Lembre-se! Você precisa falar sobre sua pesquisa, não ficar lendo os slides.


Faça pausas de alguns segundos ao longo da sua fala para que as pessoas possam ir assimilando o conteúdo apresentado.


E, por fim, a dica mais importante é: treine várias vezes a sua apresentação, principalmente os primeiros minutos, pois são o momento de maior ansiedade.


Espero que essas dicas te ajudem a se sair muito bem na sua apresentação!


Espero te ver em outros posts aqui no blog.


Um abraço,

Amália da Acadêmica

6.465 visualizações
bottom of page