top of page
  • Amália Machado

Quando usar "aspas"?

Aspas são frequentemente utilizadas nos trabalhos acadêmicos, mas você sabe se está fazendo o uso correto dessa ferramenta?


Nesse post vamos falar sobre os cuidados que você deve ter na hora de escrever o seu trabalho acadêmico quando pensar em usar as "aspas".


Mas, antes do post, vamos deixar aqui um vídeo que gravamos para o canal do YouTube falando sobre as aspas. Clica na imagem para assistir:



Uso adequado da aspas


É comum, na comunicação entre as pessoas, o uso de sentido figurado das palavras. Muitas vezes, no entanto, precisam destacar palavras por diversos motivos ao longo do texto científico, seja com sentido figurado ou seja como forma de destaque de algum ponto importante. Para isso, muitas pessoas tem o costume de usar as aspas.


Mas o que as normas ABNT dizem sobre isso? Segundo as recomendações da norma ABNT 10520 de 2002, as citações diretas posicionadas no corpo do texto deve ser colocadas entre aspas duplas. Dessa forma, sempre que uma citação for colocada no texto, é obrigatório a apresentação da referência e página do trecho citado.


Tá Felipe, e o que tem a ver isso com a minha escrita?


O primeiro ponto que deve ser ressaltado é com relação ao uso de linguagem coloquial e sentido figurado. A escrita científica pressupõe clareza e foco, o uso de duplos sentidos, sentidos figurados ou coloquialismo é prejudicial para um trabalho acadêmico, seja TCC, dissertação, tese ou mesmo artigo. Por isso, nada de palavras entre aspas para expressar duplo sentido ;)


Seguindo esse pressuposto, provavelmente você já eliminará boa parte das aspas do seu trabalho. Mas ainda temos as palavras que queremos destacar (aqueles conceitos importantes da teoria que queremos mostrar que lemos, sabe?)


Se você utilizar aspas, o leitor do seu trabalho esperará uma citação com número de página, pois entenderá que você está citando um determinado trabalho. Para que isso não ocorra, e para não infringir a norma ABNT 10520:2002, você deve destacar as palavras usando outros recursos gráficos (negrito ou sublinhado).


Conclusão


Tenha em mente que sempre que tiver aspas no texto, deve existir uma referência e uma página dessa referência. Essa é a forma mais correta do uso das aspas na escrita científica.


Lembre-se, também, que a escrita científica deve ser sempre clara e direta, não use palavras com sentidos diferentes do descrito no dicionário! Evite constrangimentos no seu trabalho acadêmico.


Espero que esse post tenha te ajudado e espero te ver em outros posts aqui do blog.


Um abraço,

Felipe Lando


5.520 visualizações
bottom of page