business-1209705.jpg

REFERENCIAL TEÓRICO: Como organizar e escrever?

Atualizado: 18 de Jun de 2020

Está se questionando o que é um referencial teórico? Como fazer esse tal de referencial? O que deve ser escrito? Como estruturar o referencial teórico para a dissertação, tese ou TCC?



Então hoje quero contar para você o que é o tal de referencial teórico e apresentar 4 formas de estrutura da escrita que vão te fazer mandar muito bem na sua pesquisa! 😍


Este conteúdo também está disponível no nosso canal do YouTube! 🎥 Clique na imagem para ver o vídeo.



O referencial teórico é uma das partes mais importantes de qualquer tipo de pesquisa, seja uma dissertação, uma tese, um TCC ou mesmo um projeto de pesquisa.


O referencial teórico nada mais é do que um texto estruturado de tudo o que já foi publicado até o momento com relação ao seu tema e ao seu problema de pesquisa. Nesse capítulo, você deve apresentar os principais conceitos que envolvem o seu problema de pesquisa e discuti-los seguindo alguma estrutura que faça sentido para o leitor. O importante é que, ao final, quem leu o capítulo consiga compreender o que motivou você a escolher determinado problema de pesquisa e quais são os demais estudos que falam do assunto.


Para isso, o referencial teórico será escrito com base em uma revisão de literatura. Não existe um tipo certo de revisão que você precisa fazer, mas é necessário que se sigam padrões a fim de garantir que a revisão tenha validade científica.


Para saber mais sobre revisões de literatura, acesse os posts que falamos de revisão sistemática e revisão integrativa!


Estruturando o seu referencial teórico


Antes de tudo, é importante que você já tenha o seu problema de pesquisa e que já tenha lido sobre os assuntos que o compõem. Só assim será possível traçar relações entre as fontes e criar uma narrativa adequada.


Dentre as diversas possibilidades de estrutura deste capítulo, vou citar 4 formas:


Cronologia

Estruture a escrita do seu capítulo por ordem cronológica das publicações. Essa organização depende do ano da publicação dos artigos que vão compor seu referencial teórico. Comece apresentando as publicações mais antigas e, a partir daí, vá contando a história do desenvolvimento do conceito, citando os trabalhos até chegar nos mais r