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  • Felipe Lando

Resultados e discussões

Você sabe diferenciar e estruturar os capítulos de resultados e discussões do seu trabalho acadêmico (dissertação, tese ou TCC)?

Saber a diferença entre os resultados e as discussões é essencial para que você consiga estruturar e escrever a parte final do seu trabalho científico. Esses capítulos bem escritos podem ser a diferença entre você ter seu artigo aceito ou receber muitas críticas na sua avaliação.

Mas antes disso, fizemos um vídeo no nosso canal do YouTube falando sobre esse assunto. Corre lá e confere, é só clicar na imagem.




Resultados são aquilo que você coletou

Uma forma excelente de entender o que são os resultados e o que você deve escrever no seu capítulo de resultados é comparar um trabalho acadêmico com um exame de sangue.

Provavelmente você já fez um exame de sangue a pedido de um médico. Se você pegar o resultado do exame de sangue (pode ser o papel que o laboratório te entrega ou o PDF que te enviam), notará que lá constam diversas informações.

Essas informações são medidas reais extraídas das amostras de sangue que um técnico coletou do seu braço. Os processos laboratoriais não fazem nada além de identificar os diversos componentes do sangue e listá-los naquele papel que você levará ao médico posteriormente.

Tá, Felipe, e o que eu tenho a ver com isso?

Tudo! No seu trabalho científico, você vai apresentar, no capítulo de resultados, os dados que você coletou. Não vai fazer análises ou julgamentos. Vai apenas apresentar o que você extraiu nas coletas de dados. Se foi uma modelagem, apresente o modelo. Se foi uma survey, descreva os dados coletados. Se foram entrevistas, fale sobre o que você encontrou que seja relevante à sua pesquisa.

Discussões são as suas análises

Voltando ao exemplo do exame de sangue. Quando você leva o seu resultado do exame de sangue ao médico, ele lê e tira te explica o que pode estar acontecendo contigo. Tal quantidade de colesterol LDL representa que você está na condição de saúde X. Tal quantidade de plaquetas pode significar a condição Y.

Perceba que o médico está lendo os resultados e COMPARANDO-OS com o que aprendeu na formação de medicina e o que LEU em diversas fontes. Dessa forma, ele desenha as explicações e possíveis condições de saúde do paciente.

Você, na parte de discussões, vai comparar o que encontro na literatura com o que encontrou na coleta de dados e desenhar suas análises.