business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

Resumo – O que é e como fazer?

Olá acadêmicos e acadêmicas!! Tudo bem? Bom ver vocês por aqui 😊

Hoje quero falar um pouco sobre o temido resumo. Essa parte tão importante de qualquer trabalho pode ser um “calcanhar de Aquiles” da sua pesquisa.

O resumo é onde você vai prender a atenção do seu leitor que está propenso a ler o seu trabalho. Claro, ele já se interessou pelo título (que vai ter conteúdo sobre isso em breve). Você, quando vai fazer uma revisão de literatura, provavelmente busca os termos pretendidos no título, RESUMO e palavras-chave.

Viu, todos queremos bons resumos 😉

Mas antes de nos aprofundarmos no assunto, confere o nosso vídeo lá no YouTube que fizemos sobre o dito resumo. É só clicar na imagem.





Tipos de resumo

Existem, basicamente dois tipos de resumo. O resumo simples e o resumo expandido. Cada um possui uma finalidade específica.

Atenção!! Resumos não são resenhas. Teremos um conteúdo sobre resenhas em breve.

O resumo expandido é uma forma de apresentação de um trabalho científico com mais detalhes. Normalmente esse tipo de resumo é utilizado na pré-submissão de trabalhos a revistas ou a congressos. A partir de um resumo expandido o editor é capaz de dizer se sua pesquisa é ou não adequada para publicação em determinada revista ou apresentação em um congresso.

Normalmente um resumo expandido não exime os autores de submeter o artigo completo caso seja aceito.

O resumo simples é a sintetização dos dados de um trabalho e, normalmente, é utilizado no começo da publicação como forma de dar um panorama geral ao possível leitor.

Regras para o resumo

Resumo simples: