business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

SEO para acadêmicos - A importância das palavras-chave

Você sabe o que é SEO e como nós acadêmicos podemos usar isso ao nosso favor?


SEO é a sigla para Search Engine Optimization (expressão em inglês para Otimização dos Motores de Busca).


Essa sigla é muito conhecida por criadores de conteúdo, pois ela é a chave do sucesso no marketing digital.


Mas antes de continuarmos, deixamos um vídeo no nosso canal do YouTube, onde a Amália conta como o artigo dela já tem mais de 300 leituras. Clique na imagem para assistir!





Como funcionam os mecanismos de busca


Basicamente, qualquer mecanismo de busca que você for utilizar (Google, Youtube, Bases de dados) vão procurar os termos que você está buscando em uma infinidade de conteúdos que são postados a cada segundo na internet. E aqui entra o SEO, o criador do conteúdo precisa escolher palavras precisas que façam o trabalho dele ser encontrado por quem realmente tem interesse.


Tá Felipe, e o que que eu tenho a ver com isso?


A resposta é: TUDO!!


Quando você escreve e publica um artigo, seja em congresso, seja em revista, você quer que os outros autores te encontrem, correto? Ou você está publicando apenas para encher o Lattes?


E para que outros pesquisadores consigam achar o seu trabalho, ler e te citar, você precisa tomar certos cuidados.


Título, resumo e palavras-chave


Sabe aquelas partes difíceis e que muitos deixam por último e às vezes fazem de qualquer jeito chamadas: título, resumo e palavras-chave? Então, é aqui que você decide se vai ou não destacar o seu trabalho da multidão.


Não adianta encher de firulas, palavras rebuscadas e outras coisas o seu título, resumo e palavras-chave se elas não refletirem o seu trabalho.


Por isso, aqui vão algumas dicas que vocês podem seguir nesses três campos do trabalho de vocês


  • Seja conciso, escolhas palavras que realmente te representem: não adianta você encher o seu título com palavras bonitas mas que não signifiquem o que realmente o seu trabalho apresenta. Isso fará com que os mecanismos de busca não deem relevância para o seu trabalho;

  • Apresente o contexto: o seu resumo deve deixar claro o contexto da sua pesquisa, para que os mecanismos te encontrem sempre que alguém pesquisar por assuntos relacionados ao seu contexto;

  • Apresente os principais conceitos: esse é o tópico mais importante! Pesquisadores buscam por conceitos na maioria das vezes. Por isso, você DEVE deixar claro no resumo e nas palavras-chave os principais conceitos que você pesquisou e discutiu;

  • Apresente o método: deixe claro que tipo de pesquisa você fez, pois isso também facilita na hora de um possível leitor escolher o seu artigo ou descartá-lo;

  • Apresente os resultados: Dependendo do tipo de pesquisa, é importante deixar claro se você chega a resultados conclusivos ou se comprova ou refuta hipóteses. Dessa forma, um possível leitor pode se mostrar mais interessado no seu trabalho.


Bom, espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor como funcionam os mecanismos de buscas e como você pode fazer para mandar muito bem na escrita do resumo, do título e das palavras-chave.


Vejo você em outros posts aqui no nosso blog.


Um abraço,

Felipe!

Fale conosco

Mande um WhatsApp

Cursos Online