business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

Tudo o que nunca te contaram sobre uma BOA INTRODUÇÃO de dissertação ou tese

Atualizado: 24 de Mai de 2020

Você não está escrevendo a introdução da forma mais eficiente possível! 🤔


A introdução de um trabalho acadêmico, seja ele um projeto de pesquisa, uma dissertação ou mesmo uma tese, é sempre um ponto de muita dificuldade para todos. Até mesmo os pesquisadores mais experientes demoram, reescrevem e nunca estão satisfeitos com suas introduções.


Mas como escrever uma boa introdução com passos simples? Neste post, vou dar todas as dicas para você mandar bem na introdução do seu trabalho!

Você também pode assistir o episódio de Pesquisa na Prática, onde eu explico esses pontos:


(clique na imagem para assistir no Youtube)


Pesquisando por diversos sites na internet e lendo artigos que tratam da escrita acadêmica, cheguei à conclusão de que falta uma explicação mais simples de como escrever a introdução dos seus trabalhos acadêmicos.


O QUE É A INTRODUÇÃO?


A introdução é a parte inicial de qualquer trabalho. A função dela é apresentar ao leitor a ideia do texto, a forma como ele foi desenvolvido e os principais motivos que levaram o autor a escrevê-lo.

As pessoas costumam subestimar a introdução. No entanto, uma boa introdução fará com que os avaliadores do seu trabalho o leiam com mais interesse.


Uma boa introdução também é um fator-chave para que seu artigo avance nas etapas de revisão para um periódico. Imagina se o revisor lê uma introdução ruim, logo de cara? Ele vai ler o resto do trabalho descrente da qualidade.


Se o objetivo da introdução é apresentar (vender, como eu costumo dizer) o que será falado nas páginas seguintes, a introdução deve ser sucinta. Poucas páginas ou parágrafos devem ser destinados a essa seção. Se o leitor se interessar pelo assunto, continuará lendo para saber mais sobre o desenvolvimento da pesquisa, as discussões e os resultados.


De forma geral (o que todos dizem por aí), a introdução deve conter:


  • Uma forma de atrair o leitor: a introdução deve chamar a atenção para um tema relevante, atual ou que seja do interesse dele;

  • Um questionamento: a introdução deve apresentar o seu problema de pesquisa. A lacuna que você quer preencher deve estar na introdução;