business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

Web of Science - Como buscar artigos?

Atualizado: Jul 22

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre a busca de artigos no Web of Science. A ideia é mostrar as principais funcionalidades dessa plataforma e como você pode buscar artigos científicos nela.


Antes disso, dá uma olhada no vídeo que fizemos sobre esse assunto no YouTube. É só clicar na imagem para assistir 😃




Sobre a Web of Science


A plataforma Web of Science faz parte do grupo de editoras Clarivate. Nela, estão indexadas as revistas pertencentes a essa editora e algumas outras editoras de publicações científicas. As principais áreas aqui indexadas são: Ciências Humanas, Administração, Economia e Educação.


Buscar artigos na Web of Science não é nada diferente do que buscar em outras plataformas, como a Scopus ou a SciELO. O mecanismo de busca vai utilizar um termo constituído de palavras-chave e operadores específicos definidos por você.


Já falamos aqui no blog sobre os Operadores Booleanos (neste post). Eles são de extrema importância na hora de refinar a sua busca de artigos.


Interface de busca padrão


Ao acessar a página principal da Web of Science, você se depara com os campos iniciais de busca de artigos (Figura 1). Aqui, você vai inserir os termos de busca que mencionei anteriormente. O termo de busca vai ser constituído das palavras-chave que melhor representam o seu tema de pesquisa. Os termos de busca utilizados podem ser pesquisados em diversas partes dos artigos. Por isso, você deve sempre se lembrar de selecionar onde quer que seus termos sejam encontrados.


Figura 1 - Tela inicial


Os principais campos de busca são:

  • Tópico: A busca será feita no título, resumo e palavras-chave;

  • Título: A busca é realizada somente no título dos artigos;

  • Autor: A busca é realizada apenas nos nomes dos autores;

  • Nome da publicação: A busca é feita apenas no nome do periódico; e

  • Todos os campos: A busca é feita em todos os campos pesquisáveis dos artigos.

A busca idealmente deve ser feita utilizando a opção Tópico, pois é a que apresentará os resultados mais adequados a sua busca.


Quando você precisa inserir mais do que um termo de busca para refinar a quantidade de artigos, é possível clicar em Add row (Adicionar linha), logo abaixo da seleção de campos de busca. Dessa forma, uma nova linha aparece, fornecendo um operador booleano (Figura 2). Agora você pode selecionar o operador que melhor se adéqua a sua pesquisa e inserir os demais termos.


Figura 2 - Segunda linha na tela inicial


Página de resultados


A página com os resultados da sua busca é bem simples. Nela, é possível identificar todos os artigos que satisfazem a sua condição de busca (Figura 3).


Além de acessar algumas informações dos artigos, aqui você pode explorar gráficos e informações gerais referentes aos resultados obtidos, bastando clicar na opção Analyze Results (Analisar resultados) no canto superior direito.


O download dos artigos somente é possível em casos onde a CAPES comprou o acesso ao periódico onde o artigo foi publicado. Sempre que o download for possível, uma opção escrita Texto Completo e o nome da sua instituição aparecerá logo abaixo do registro.


Figura 3 - Tela de resultados


Filtros


A página de resultados conta, ainda, com uma série de filtros que você pode utilizar para refinar a sua busca (Figura 4). Os filtros estão no lado esquerdo dos resultados. Após selecionar todos os filtros que se adequam a sua busca, basta clicar em refinar e os novos resultados carregarão.


Os principais filtros são:

  • Acesso aberto: Limita os resultados àqueles ditos de acesso aberto (qualquer pessoa pode acessar);

  • Ano de publicação: Limita os resultados para o período de tempo especificado;

  • Categorias da Web of Science: Limita os resultados para as categorias selecionadas (categorias estabelecidas pela plataforma); e

  • Tipo de documento: Limita os resultados por tipo de documento (artigos de periódicos, livros, artigos de congresso, entre outros).


Figura 4 - Filtros


Exportação de resultados


A exportação de resultados não é a mesma coisa que o download dos artigos. A exportação permite que você importe as referências selecionadas na sua busca em algum programa específico para que análises sejam conduzidas (Figura 5).


Figura 5 - Modos para exportar resultados


De modo geral, essa é a forma como você pode fazer a busca de artigos científicos no Web of Science. Lembre-se sempre que os termos de busca são a parte mais importante de qualquer revisão de literatura em qualquer base de dados.


Encontre os seus termos de busca e refine eles conforme for buscando os artigos. Nunca esqueça do seu objetivo de pesquisa, pois é ele que vai dizer se seus termos estão adequados ou não.


Espero que esse post tenha te ajudado e que agora a sua busca por artigos na Web of Science seja mais fácil.


Um abraço,

Felipe da Acadêmica

academica_logo_rgb_novo_branco.png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco

Fale conosco

Mande um WhatsApp

Cursos Online