business-1209705.jpg
  • Felipe Lando

Web of Science - Como buscar artigos?

Atualizado: 22 de Jul de 2020

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre a busca de artigos no Web of Science. A ideia é mostrar as principais funcionalidades dessa plataforma e como você pode buscar artigos científicos nela.


Antes disso, dá uma olhada no vídeo que fizemos sobre esse assunto no YouTube. É só clicar na imagem para assistir 😃




Sobre a Web of Science


A plataforma Web of Science faz parte do grupo de editoras Clarivate. Nela, estão indexadas as revistas pertencentes a essa editora e algumas outras editoras de publicações científicas. As principais áreas aqui indexadas são: Ciências Humanas, Administração, Economia e Educação.


Buscar artigos na Web of Science não é nada diferente do que buscar em outras plataformas, como a Scopus ou a SciELO. O mecanismo de busca vai utilizar um termo constituído de palavras-chave e operadores específicos definidos por você.


Já falamos aqui no blog sobre os Operadores Booleanos (neste post). Eles são de extrema importância na hora de refinar a sua busca de artigos.


Interface de busca padrão


Ao acessar a página principal da Web of Science, você se depara com os campos iniciais de busca de artigos (Figura 1). Aqui, você vai inserir os termos de busca que mencionei anteriormente. O termo de busca vai ser constituído das palavras-chave que melhor representam o seu tema de pesquisa. Os termos de busca utilizados podem ser pesquisados em diversas partes dos artigos. Por isso, você deve sempre se lembrar de selecionar onde quer que seus termos sejam encontrados.


Figura 1 - Tela inicial


Os principais campos de busca são:

  • Tópico: A busca será feita no título, resumo e palavras-chave;

  • Título: A busca é realizada somente no título dos artigos;